Logo do cabeçalho da página Revista Margens Interdisciplinar

CLASSES MULTISSERIADAS: PRÁTICAS, MEMÓRIAS E FORMAÇÃO DOCENTE

Mara Rita Duarte de Oliveira, Nazareno do Socorro da Silva Oliveira

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar as práticas pedagógicas de docentes em classes multisseriadas, das escolas do campo, localizadas no Município de Igarapé-Miri. Realizamos a sistematização das experiências vividas pelos professores em sala de aula relacionando o que os professores sabem, como produzem seus saberes docentes, culturais e pedagógicos, como transmitem esses saberes produzidos no interior de suas práticas. Utilizamos informações concedidas por esses sujeitos através de entrevistas na forma de narrativas memorialísticas, acompanhamos o cotidiano escolar das escolas, assim como visitamos as comunidades rurais onde essas escolas estão inseridas.

Palavras-chaves: Saberes docentes. Práticas docentes. Classes multisseriadas.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3070

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados à Revista Margens Interdisciplinar - ISSN: 1982-5374

Universidade Federal do Pará - Campus Universitário de Abaetetuba - Editora Campus de Abaetetuba