PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO EM ABAETETUBA: AVANÇOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA SIGNIFICATIVA
Abstract
Este artigo pretende discorrer sobre a práxis dos docentes que
participaram do Programa de Formação Continuada Pró-Letramento,
ocorrido nos anos de 2011 e 2012, no município de Abaetetuba-Pará,
destinado a professores efetivos que atuam nos anos iniciais do Ensino
Fundamental na zona rural: região das ilhas e ramais. A metodologia adotada tem fundamentos na análise documental, em que serão utilizados os dados obtidos a partir de instrumentos de registro dos cursistas, como o portfólio e alguns de seus comentários realizados durante a execução do curso. A partir da análise, criteriosa, dessas informações, constatou-se que o programa influenciou, significativamente, em sua forma de atuação, uma vez que a formação do Pró- Letramento proporcionou a busca do saber e a reflexão das práticas docentes, conduzindo a tomadas de decisão frente aos desafios da proposta do programa, uma vez que trouxe novos paradigmas para o processo ensino aprendizagem da matemática.
Palavras-chave: Pró-Letramento. Formação continuada. Ensino de
matemática.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i11.3251
Copyright (c) 2016 Revista Margens Interdisciplinar
Indexing for:
Impact Factor 1.54
Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542