FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE SABERES E PRÁTICAS – UM ESTUDO DE CASO
Abstract
Resumo: Este artigo trata da formação de professores e sua relação com as práticas e com os saberes docentes, com base em estudos acerca da formação de professores e do cotidiano. Buscou-se compreender os processos de ancoragem entre conhecimentos advindos de processos de formação e práticas docentes tendo como objeto as práticas pedagógicas e suas relações com os saberes ligados à formação docente. Realizou-se um estudo de caso lançando mão de entrevistas e da observação da prática e do processo formativo de uma professora do ciclo de alfabetização e do seu orientador de estudo, considerando as formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC da Rede Municipal de Ensino de Belém. Percebeu-se que os professores, tanto formadores quanto alfabetizadores, têm seu modo singular de “fabricar” suas práticas.
Palavras-chave: Formação de Professores. Práticas docentes. Saberes docentes.
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PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v10i14.4262
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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
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ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542