PEDAGOGIA NO CONTEXTO DA POLÍTICA TERRITORIAL: UM ESTUDO DO PROCESSO EDUCATIVO DESENVOLVIDO NO COLEGIADO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL (CODETER) DO TERRITÓRIO DA CIDADANIA DO BAIXO TOCANTINS - PA.
Abstract
Este estudo trata dos aspectos educativos desenvolvidos no Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER) do Baixo Tocantins (BT), com ênfase nas ações participativas engendradas pelas organizações da sociedade civil e do poder público, no âmbito da gestão social das políticas territoriais. A pesquisa teve como objetivo analisar a influência da participação dos movimentos sociais e das instituições públicas e suas contribuições para a organização política dos agentes sociais que atuam no CODETER. Os procedimentos metodológicos envolveram o uso de metodologias de base qualitativa, como entrevistas semiestruturadas, com a aplicação de questionários. A pesquisa permitiu concluir que o Colegiado encontra-se em uma situação de fragilidade no que diz respeito a participação e a gestão social das políticas públicas.
Palavras-chave: Colegiado Territorial, Participação, Baixo Tocantins.
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PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v10i15.4513
Copyright (c) 2017 Revista Margens Interdisciplinar
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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542