Revista Interdisciplinar Margens

AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL AMAZÔNICO : NOVAS FORMAS PARA VELHAS QUESTÕES

Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos SANTOS (UFPA)

Abstract

Texto derivado de estudos e pesquisas que o Observatório de Gestão Escolar Democrática - Observe vem realizando desde o final dos anos noventa, e, mais particularmente, o de 2007 sobre a temática das parcerias no Pará. Dentro dos estreitos limites deste artigo, apresentaremos alguns elementos para o debate sobre as Parcerias Público-Privadas - PPPs no contexto educacional amazônico, tomando como base a situação do Estado do Pará, focalizando aspectos que consideramos importantes, especialmente, de suas conseqüências para a educação pública, a partir novas configurações de PPPs decorrentes da crise estrutural do capital e criadas como estratégias ou saídas para a crise, que redefinem o papel do Estado, rasgando caminhos como o da “filantropia criativa” que recebem denominações similares como se faz com os produtos, criando um novo nicho de mercado, com o negócio social, do chamado Setor Dois e Meio situado entre o mercado e o terceiro setor.

 

PUBLIC-PRIVATE PARTNERSHIPS IN THE AMAZON EDUCATIONAL CONTEXT: NEW WAYS FOR OLD ISSUES

Text derived from studies and research that the Observatory of Democratic School Management - Observe has been carrying out since the end of the nineties, and, more particularly, that of 2007 on the theme of partnerships in Pará. Within the narrow limits of this article, we will present some elements for the debate on Public-Private Partnerships - PPPs in the Amazonian educational context, based on the situation of the State of Pará, focusing on aspects that we consider important, especially, of their consequences for public education, from new configurations of PPPs resulting from the structural crisis of capital and created as strategies or solutions to the crisis, which redefine the role of the State, tearing paths like that of “creative philanthropy” that receive similar denominations as is done with products, creating a new market niche, with the social business, the so-called Sector Two and a Half located between the market and the third sector.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i16.5380

Copyright (c) 2018 Revista Margens Interdisciplinar



Indexação para:

 

 

Fator de Impacto  1,54


 Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional

Universidade Federal do Pará - Campus Abaetetuba - EditorAbaete

Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios, Identidades e Educação (PPGCITE)

ISSN:  1806-0560  e-ISSN:  1982-5374

DOI:  https://dx.doi.org/10.18542

         

Contadores grátis!