O ENSINO MÉDIO E O DEBATE SOBRE CONHECIMENTO E PROFISSIONALIZAÇÃO
Abstract
Neste texto, nosso objetivo é discutir os conceitos de conhecimento e de profissionalização, e a forma como se manifestam no debate educacional. Em diferentes documentos recentes, a presença de conceitos como sociedade do conhecimento, trabalho imaterial, profissionalização e adaptação tem sido comum, embora com ênfases distintas. Outra questão que chama a atenção nessa produção é a presença de concepções culturalistas a informar o debate sobre o ensino médio. O ensino médio tem sido objeto de uma série de medidas legais que, entre outras coisas, anunciam o propósito da cidadania e da formação profissional. Várias questões têm assumido posição de destaque nesse debate e em seus processos de regulação.
Palavras-chave: Ensino Médio. Conhecimento. Profissionalização.
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PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i16.5386
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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
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ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542