“ELES [OS/AS DISCENTES] SEMPRE GOSTAM, TÊM MUITA EXPECTATIVA, FICAM ANSIOSOS PRA TER LOGO A DISCIPLINA”: AS POSSIBILIDADES E OS IMPASSES COM O ENSINO DA SEXUALIDADE NA ESCOLA
Abstract
Em tempos de discursos de ódio e retaliação insistente ao trabalho com a sexualidade na educação, este artigo analisa as potencialidades e os impasses da abordagem desta temática no espaço escolar. A pesquisa se ancora nos referenciais pós-críticos e foi desenvolvida em escolas municipais de Jequié-BA que apresentam a disciplina Educação para Sexualidade na matriz curricular dos anos finais do ensino fundamental. Para a produção e análise de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com onze docentes que lecionam a disciplina. A existência de um componente curricular destinado ao ensino da sexualidade garante um lugar para as discussões distanciando-se das ações descontínuas e pontuais, além do que, há um envolvimento dos/as discentes com a disciplina, oportunizando espaços de diálogo, inclusive de temas como diversidade de gênero e sexual. Todavia, há o risco de aprisionar os debates sobre sexualidade neste espaço, desresponsabilizando as/aos demais docentes em trabalhar com o tema.
Palavras-chaves: Educação; Sexualidade; Gênero; Formação.
“THEY [THE DISCENTERS] ALWAYS LIKE IT, HAVE A LOT OF EXPECTATION, ARE ANXIOUS TO HAVE THE DISCIPLINE SOON”: THE POSSIBILITIES AND IMPASSES WITH THE TEACHING OF SEXUALITY AT SCHOOL
In times of hate speech and insistent retaliation for working with sexuality in education, this article analyzes the potential and the impasses of approaching this theme in the school space. The research is anchored in post-critical references and was developed in municipal schools in Jequié-BA that present the discipline Education for Sexuality in the curriculum of the final years of elementary school. For the production and analysis of data, semi-structured interviews were conducted with eleven teachers who teach the discipline. The existence of a curricular component aimed at teaching sexuality guarantees a place for discussions, distancing itself from discontinuous and punctual actions, in addition to which, there is an involvement of students with the discipline, providing opportunities for dialogue, including topics such as gender and sexual diversity. However, there is a risk of imprisoning debates about sexuality in this space, making the other teachers not responsible for working with the theme.
Keywords: Education; Sexuality; Genre; Training.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i17.5431
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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542