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MEMÓRIAS DE ALFABETIZADORES MATEMÁTICOS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Fabio Colins da SILVA (UFPA), Arthur Gonçalves Machado JÚNIOR (UFPA), Tadeu Oliver GONÇALVES (UFPA)

Abstract

Este texto é um recorte da dissertação intitulada “Saberes Docentes na/da Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática no Ciclo de Alfabetização”, que investigou os saberes docentes mobilizados na/da formação continuada de professores alfabetizadores. A pesquisa teve como contexto o Programa Federal Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O lócus da investigação foi o município de Marabá, Estado do Pará, Brasil. Os sujeitos deste estudo foram cinco professoras alfabetizadoras. A pesquisa foi realizada entre março de 2014 e janeiro de 2015. A construção das informações se deu a partir dos registros das atividades realizadas pelas professoras alfabetizadoras durante os encontros municipais de formação, dos seus relatórios de prática e dos seus relatos de experiência. A metodologia de análise utilizada foi a Análise Textual Discursiva. É possível afirmar que, por meio das memórias, os professores em processo de formação podem mobilizar saberes necessários às práticas de alfabetização matemática.


Palavras-chave: Memórias. Formação Continuada. Alfabetização Matemática.

 

MATHEMATICAL LITERACY MEMORIES IN CONTINUOUS TRAINING PROCESS

This text is an excerpt from the dissertation entitled “Teaching Knowledge in/of the Continuing Education of Teachers Teaching Mathematics in the Literacy Cycle”, which investigated the teaching knowledge mobilized in/of the continuing education of literacy teachers. The research had as context the Federal Program National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC). The locus of the investigation was the municipality of Marabá, State of Pará, Brazil. The subjects of this study were five literacy teachers. The research was carried out between March 2014 and January 2015. The construction of the information took place from the records of the activities carried out by the literacy teachers during the municipal training meetings, their practice reports, and their experience reports. The analysis methodology used was the Discursive Textual Analysis. It is possible to affirm that, through memories, teachers in the training process can mobilize the necessary knowledge for mathematical literacy practices.


Keywords: Memories. Continuing Education. Mathematical Literacy.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v11i17.5443

Copyright (c) 2018 Revista Margens Interdisciplinar



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Impact Factor 1.54


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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete

Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)

ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374

DOI: https://dx.doi.org/10.18542

         

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