Logo do cabeçalho da página Revista Margens Interdisciplinar

POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO PARA O TRABALHO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Janete BENJAMIN, Gilmar Pereira da SILVA, Ivanilde Apoluceno de OLIVEIRA

Resumo

Este artigo trata de uma revisão bibliográfica do tema de pesquisa do doutorado “Políticas Públicas de Formação para o Trabalho de pessoas com deficiência do governo do estado do Pará”. O objetivo é analisar resumos das dissertações e teses do banco de dados da CAPES, voltados à profissionalização das PcD. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica. Na busca realizada entre o período de 2013 a 2016, com os descritores Trabalho, Educação, Deficiência e Profissionalização, foram identificadas 9.498 dissertações e 3.932 teses. Entretanto, apenas 8 dissertações e 1 tese estavam diretamente relacionadas ao tema. Resultados: das 9 produções analisadas, 3 buscaram pesquisar programas de formação e profissionalização no SENAI e SENAC, 4 nos Institutos Federais e 2 nas Instituições Filantrópicas. Identificamos que apenas 5 produções apresentam estudos direcionados às políticas públicas dos governos federal e estadual.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v12i19.7845

Universidade Federal do Pará - Campus Abaetetuba - EditorAbaete

Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI)

ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374

Indexada por: