AS RELAÇÕES DE GÊNERO E SUAS INTERFACES COM O PROGRAMA SABERES DA TERRA NA ESCOLA CORRE-MÃO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PA
Abstract
Este trabalho trata das relações de gênero e suas interfaces com o programa Saberes da terra, fundamentado nos conceitos e princípios da educação do campo, fruto das lutas dos movimentos sociais, que tem como método a pedagogia da alternância. A pesquisa de cunho qualitativo foi desenvolvida na Escola Corre-Mão, município de Igarapé-Miri-Pá. A metodologia utilizada corresponde à pesquisa bibliográfica e à realização de entrevistas semiestruturadas com alunas, professores do programa, a fim de termos um recorte de como tais relações se constroem no ambiente escolar e familiar. Tais entrevistas mostraram que, na escola, são reproduzidas as mesmas relações de submissão e preconceito, sobre as quais, ao longo do tempo, as mulheres são submetidas.
Palavras-Chave: Educação do campo. Saberes da terra. Relações de gênero.
GENDER RELATIONSHIPS AND THEIR INTERFACES WITH THE KNOWLEDGE OF LAND PROGRAM IN THE SCHOOL CORRE-MÃO MUNICIPALITY OF IGARAPÉ-MIRI / PA
This work deals with gender relations and its interfaces with the land knowledge program, based on the concepts and principles of rural education, the fruit of the struggles of social movements, whose method is the pedagogy of alternation. The qualitative research was developed, in the School Run-By the municipality of Igarapé-Miri / Pa. The methodology used was a bibliographical research and the realization of semi-structured interviews with students, teachers of the program, to have a clipping of how such relationships are built in the school and family environment. These interviews showed that at school the same relations of submission and prejudice are reproduced, that over time women are submitted.
Key-Words: Field education. Land knowledge. Gender relations.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v12i19.7852
Copyright (c) 2019 Revista Margens Interdisciplinar
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Federal University of Pará - Abaetetuba Campus - EditorAbaete
Post-Graduate Program in Cities, Territories, and Identities (PPGCITI)
ISSN: 1806-0560 e-ISSN: 1982-5374
DOI: https://dx.doi.org/10.18542