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James Watson e Francis Crick: investigando concepções prévias com alunos concluintes do ensino médio a respeito desses cientistas

Andréa Inês Goldschmidt, Eduarda Tais Breunig, Alexia Amaral Santos

Resumo

A pesquisa buscou investigar as concepções de setenta e oito alunos de terceiro ano do ensino médio a respeito da imagem e do nome dos cientistas James Watson e Francis Crick, através de questionários aplicados aos estudantes em três escolas públicas do município XXX. O instrumento, composto por duas partes investigou o reconhecimento de cientistas através de imagens sem nomeação e outras imagens nominadas, tendo sido recolhido e analisado.  Os resultados mostram que o uso de imagens ainda é bastante restrito em sala de aula; não tendo sido reconhecidos de forma significativa nenhum dos dois cientistas apresentados. Apresentar de forma adequada e humanizada as construções a respeito da Ciência pode contribuir para um ensino de ciências, mais interessante, facilitando a aprendizagem, e demonstrando que a ciência não é imutável, e consiste em um processo lento, aonde diversos cientistas estão envolvidos, sendo impossível “descobrir” algo tão rápido como num piscar de olhos.


Palavras-chave

cientistas; história da ciência; ensino em ciências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i39.10697

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