Cabeçalho da página

Problemas mistos em livros didáticos: uma classificação com base na teoria dos campos conceituais

Carla Larissa Broza Halum Rodrigues, Veridiana Rezende

Resumo

A presente investigação tem como objetivo analisar problemas mistos propostos em uma coleção de livros didáticos de matemática do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais. Problemas mistos são aqueles que envolvem, ao menos uma vez, uma relação aditiva e uma relação multiplicativa. Para a análise desses problemas foram considerados os pressupostos estabelecidos por Gérard Vergnaud para o Campo Conceitual das Estruturas Aditivas e o Campo Conceitual das Estruturas Multiplicativas, além das possibilidades de classes de problemas mistos divulgadas por Miranda (2019). Na coleção de livros didáticos analisada, foram identificados quarenta e seis (46) problemas mistos, que foram classificados em sete (7) classes. As análises mostram a predominância da classe proporção simples e composição de medidas, que somou dezenove (19) problemas mistos. Já a classe produto de medidas e composição de medidas foi identificada duas vezes na obra. Infere-se, com base na Teoria dos Campos Conceituais e nos resultados dessa investigação, que a variedade de diferentes situações de problemas mistos favorece/possibilita que estudantes mobilizem e se apropriem de diferentes raciocínios aditivo e multiplicativo ao longo de sua vivência escolar.


Palavras-chave

anos iniciais; campo aditivo; campo multiplicativo; didática da matemática; problemas mistos


Texto completo:

PDF

Referências


BITTAR, M. A Teoria Antropológica do Didático como ferramenta metodológica para análise de livros didáticos. Zetetike, Campinas, SP, v.25, n. 3, p. 364-387, set./dez. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. MEC, Brasília, 2018.

DANTE, L.R. Ápis Matemática – 1º ano. 3ª edição, São Paulo: Editora Ática, 2017a.

DANTE, L.R. Ápis Matemática – 2º ano. 3ª edição, São Paulo: Editora Ática, 2017b.

DANTE, L.R. Ápis Matemática – 3º ano. 3ª edição, São Paulo: Editora Ática, 2017c.

DANTE, L.R. Ápis Matemática – 4º ano. 3ª edição, São Paulo: Editora Ática, 2017d.

DANTE, L.R. Ápis Matemática – 5º ano. 3ª edição, São Paulo: Editora Ática, 2017e.

FREITAS, R. L.; ALMOULOUD, S. A: Análise de livro didáctico e a construção de um processo de ensino por meio de tarefas e técnicas: contribuições da TAD. In: SALAZAR, J. F.; GUERRA, F. U. (Org.). Investigaciones En Educacion Matematica. Fundo editorial. p. 217-237. 2016.

GITIRANA, V; MAGINA, C.; SPINILLO, A; CAMPOS, T. M. M. Repensando multiplicação e adição: contribuições da teoria dos campos conceituais. 1 ed. – São Paulo: PROEM, 2014.

MAGINA, S. M. P; SANTANA, E. R. S.; CARZOLA, I. M.; CAMPO, T. M.M. As Estratégias de Resolução de Problemas das Estruturas Aditivas nas Quatro Primeiras Séries do Ensino Fundamental. Zetetike – Cempem – FE – Unicamp – v. 18 n. 34 – jul/dez – 2010.

MIRANDA, C. A. Situações-problemas que envolvem o conceito de função afim: uma análise à luz da Teoria dos Campos Conceituais. 2019. 158f. Dissertação (Mestrado) –Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel.

OLIVEIRA FILHO, N. G. Problemas de estruturas aditivas e multiplicativas propostos em livros didáticos de matemática: o impacto do programa nacional do livro didático. 2009. 153 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco. CE. Educação, Recife.

PEREIRA, T; AGUIAR, F; ANTUNES, V; REZENDE, V. Problemas de adição e subtração nos livros didáticos de matemática dos anos iniciais: uma análise à luz da teoria dos campos conceituais. Revista brasileira de ensino de ciência e tecnologia. Ponta Grossa, v. 12, n. 2, p. 308-330, mai./ago. 2019.

PERON, L. D. C; NOGUEIRA, C. M. I; REZENDE, V. Análise de problemas do campo conceitual multiplicativo presentes em livros didáticos de 5º ano ofertados pelo PNLD. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 6, n. 3, p. 89-119, 2019.

REZENDE, V. Conhecimentos sobre números irracionais mobilizados por alunos brasileiros e franceses: um estudo com alunos concluintes de três níveis de ensino. (Tese de doutorado). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2013.

RODRIGUES, C. L. H; REZENDE, V. Problemas do campo conceitual multiplicativo em livros didáticos de matemática dos anos iniciais. In: Anais XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Cuiabá, 2019a.

RODRIGUES, C. L. H; REZENDE, V. Problemas mistos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: contribuições da teoria dos campos conceituais. In: XV Encontro Paranaense de Educação Matemática, Londrina - PR, 2019b.

VERGNAUD, G. A Criança, a matemática e a Realidade. Trad. Maria Lucia Faria Moro. Curitiba: Editora UFPR, 2009a.

VERGNAUD, G. Qu’est-ce qu’apprendre. In: Actes du Colloque IUFM du Pole Nordest des IUFM. Les affets des pratiques enseignantes sur les apprentissages des eleves. Besançon, 2007. Traduzido por: BITTAR M.; MUNIZ C. A. A aprendizagem matemática na perspectiva dos Campo conceituais. 1ed.- Curitiba: Editora CRV, 2009b.

VERGNAUD, G. A Teoria dos Campos Conceituais. In: BRUN, Jean (Org.). Didáctica das Matemáticas. (Trad.) Lisboa: Instituto Piaget, 1996, p.155 – 191




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i39.10713

Direitos autorais 2021 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License