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Argumentação científica e educação pela pesquisa: o parecer de professores(as) a uma prática pedagógica

Agnaldo Ronie Pezarini, Samuel Mendonça

Resumo

O presente artigo apresenta como escopo central a interface entre a Argumentação Científica (AC) e a Educação Pela Pesquisa (EPP). É sabido que educar é uma prática ampla e promover esse educar pelo viés da EPP é educar para a argumentação, uma vez que, ao promover a construção de novos argumentos, se logra atingir as esferas dos pilares específicos da educação: o ser, o fazer e o conhecer. Assim, em busca de práticas pedagógicas que culminem nessa ação, temos o seguinte como problema de pesquisa para este manuscrito: quais são as percepções e análises atribuídas a uma Sequência Didática (SD) proposta como prática pedagógica para a interface entre argumentação científica (AC) e Educação pela Pesquisa (EPP)? Esta é uma pesquisa caracterizada como sendo qualitativa do tipo pesquisa participante. No que se refere às questões metodológicas, os participantes, pós-graduandos de um curso de especialização em Ensino de Ciências, após uma formação EaD via Blog, analisaram e emitiram o seu parecer e suas considerações a uma Sequência Didática criada com o objetivo de promover a construção do conhecimento científico por intermédio de uma prática que funde a perspectiva da AC e da EPP. Esses pareceres e considerações foram analisados à luz da Análise de conteúdo. Dos resultados obtidos, emergiram as seguintes categorias de análise: Complementariedade entre AC e EPP e Maturidade cognitiva. Os resultados revelaram que a SD construída é apropriada e uma estratégia pedagógica frutífera para a construção do conhecimento científico.


Palavras-chave

argumentação científica; educação pela pesquisa; sequência didática; prática pedagógica


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v17i39.10975

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