Engajamento em foco: uma análise do conteúdo conversacional de famílias em visita ao aquário Jacques Huber (Belém)
Resumo
Neste estudo de abordagem quanti-qualitativa, analisamos o conteúdo conversacional de 13 famílias durante visita espontânea ao Aquário Jacques Huber, em Belém, com o objetivo de compreender como os membros das famílias se engajam com a exposição. Para a coleta de dados, utilizamos uma câmera subjetiva que fez os registros audiovisuais, que posteriormente foram analisados por meio da codificação das conversas entre os membros das famílias. Nossos resultados trazem evidências de que a exposição suscitou o interesse das famílias, que compartilharam informações sobre os animais ao longo da visitação. Em geral, os genitores direcionaram a atenção das crianças para os animais e fizeram perguntas que aguçaram sua curiosidade. As crianças participaram ativamente das conversas com os pais e mediadores, buscando respostas para as questões levantadas, lendo painéis e compartilhando seus conhecimentos. O engajamento das famílias se deu nos níveis cognitivo, comportamental e emocional, facilitado pelo encontro dos contextos dos visitantes e do aquário, que suscitou conversas significativas e a coconstrução de significado.
Palavras-chave
educação não formal; famílias; construção de significado; aquário.
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i40.11886
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