Cabeçalho da página

Engajamento em foco: uma análise do conteúdo conversacional de famílias em visita ao aquário Jacques Huber (Belém)

Luisa Massarani, Alessandra Bizerra, Bruna Ibanes Aguiar, Graziele Scalfi, Yan Silveira, Rodolfo Zampieri Bezzon

Resumo

Neste estudo de abordagem quanti-qualitativa, analisamos o conteúdo conversacional de 13 famílias durante visita espontânea ao Aquário Jacques Huber, em Belém, com o objetivo de compreender como os membros das famílias se engajam com a exposição. Para a coleta de dados, utilizamos uma câmera subjetiva que fez os registros audiovisuais, que posteriormente foram analisados por meio da codificação das conversas entre os membros das famílias. Nossos resultados trazem evidências de que a exposição suscitou o interesse das famílias, que compartilharam informações sobre os animais ao longo da visitação. Em geral, os genitores direcionaram a atenção das crianças para os animais e fizeram perguntas que aguçaram sua curiosidade. As crianças participaram ativamente das conversas com os pais e mediadores, buscando respostas para as questões levantadas, lendo painéis e compartilhando seus conhecimentos. O engajamento das famílias se deu nos níveis cognitivo, comportamental e emocional, facilitado pelo encontro dos contextos dos visitantes e do aquário, que suscitou conversas significativas e a coconstrução de significado. 


Palavras-chave

educação não formal; famílias; construção de significado; aquário.


Texto completo:

PDF

Referências


ACHIAM, M.; MAY M.; MARANDINO, M. (2014) Affordances and distributed cognition in museum exhibitions. Museum Management and Curatorship, Londres, v.29, n.5, p. 461-481, 2014.

ALLARD, M.; BOUCHER S. Éduquer au musée. Un modèle théorique de pédagogie muséale. Montréal: Éditions Hurtubise HMH Ltée, 1998.

ALLEN, S. Looking for Learning in Visitor Talk: a methodological Exploration. In: LEINHARDT, Gaea; CROWLEY, Kevin (eds.). Learning Conversations in Museums. Mahwah: Larwrence Erlbaum Associates, 2002. p. 259-303.

ASH, D. Reflective scientific sense-making dialogue in two languages: the science in the dialogue and the dialogue in the science. Science Education, Nova Iorque, v.88, n.6, p. 855-884, 2003.

BELL, P. et al. Learning science in informal environments: People, places, and pursuits. Washington, DC: National Academies Press, 2009.

BRASIL. Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações. Museu Paraense Emílio Goedi – Mudança no valor do ingresso no Parque Zoobotânico do Goeldi. Belém, 2018. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2021.

BRASIL. Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações. Museu Paraense Emílio Goedi - Passeio virtual ao Aquário Jacques Huber. 2021a. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2021.

BRASIL. Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações. Museu Paraense Emílio Goedi – Apresentação. 2021b. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2021.

BRISEÑO-GARZÓN, A.; ANDERSON. D. A review of Latin American perspectives on museums and museum learning. Museum Management and Curatorship, Londres, v. 2, n.2, p. 161-177, 2012.

CALLANAN M. A.; et al. Conduting cognitive developmental research in museums: theorethical issues and practical considerations. Journal of Cognition and Development, Londres, v.13, n. 2, p. 137-151, 2017.

CALLANAN, M. A.; JIPSON J. L. Explanatory conversation and Young chiildren’s developing scientific literacy. In: CROWLEY, Kevin;

SCHUNN, Christian. D.; OKADA, Takeshi (eds.). Designing for science: implications for everyday, classroom, and profesional settings. Mahwah, NJ: Lawrence Elbaum Associates Publishers, 2001. p. 21-49.

CLAYTON, S.; FRASER, J.; SAUNDERS, C. D. Zoo Experiences: conversations, connections and concern for animals. Zoo Biology, Nova Iorque, v. 28, n. 5, p. 377-399, 2009.

COUNTS C. M. Spectacular design in museum exhibition. Curator The Museum Journal, Nova Jersey, v.52, n. 3, p. 273-288, 2009.

DOOLEY, C. M.; WELCH, M. M. Nature of interactions among young children and adult caregivers in a children’s museum. Early Childhood Education Journal, Londres, v. 42, n.1, p. 125-132, 2014.

FALK J. H.; STORKSDIECK, M. Learning science from museum. Revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos 12 (suplemento), Rio de Janeiro, p. 117-143, 2005.

FALK, J. H; DIERKING, L. D.; FOUTZ, S. In principal, in practice: Museum as learning institutions. Plymouth: Altamira Press, 2007.

FALK, J. H. Identity and the museum visitor experience. Nova Iorque: Routledge, 2009.

FALK, J. H.; ADELMAN, L. M. Investiganting the impact of prior knowledge and interest on aquarium visitor learning. Journal of Research in Science Teaching, Nova Iorque, v.40, n.2, p. 163-176, 2003.

FALK, J. H.; DIERKING, L. D. Learning from museums: visitor experiences and making of meaning. Boston: Altamira Press, 2000.

FALK, J. H.; DIERKING, L. D. The museum experience revisited. Walnut Creek: Left Coast Press, 2014.

FOEHRING, C. et al. Dialogic inquiry of family conversation in museum exhibits designed for family engagement. Literacy Information and Computer Education Journal, Londres, v.2, n. 1, p.1-8, 2013.

FRIEDRICKS, J. A. Engagement in school and out-of-school contexts: a multidimensional view of engagement. Theory in to Practice, Londres, v.50, n.4, p.327-335, 2011.

GLÃVEANU, V. P.; LAHLOU, S. Through the creator's eyes: Using the subjective camera to study craft creativity. Creativity Research Journal, Londres, v. 24, n. 2-3, p. 152-162, 2012.

GUIMARÃES, V. F. et al. Diálogos sobre a exposição “Oceanos”: um estudo com famílias no Museu da Vida. Interfaces Científicas - Humanas e Sociais, Aracaju, v. 7, n. 3, p. 103-114, 2019.

HADEN, C. Talking about science in museums. Child Development Perspectives, Nova Jersey, v.4, n.1, p.62-67, 2010.

KISIEL, J. et al. Evidence for Family Engagement in Scientific Reasoning at Interactive Animal Exhibits. Science Education, Nova Jersey, v. 96, n. 6, p. 1047-1070, 2012.

KUMPULAINEN, K. et al. Towards children’s creative museum engagement and collaborative sense-making. Digital Creativity, Londres, v. 25, n. 3, p. 233-246, 2014.

LEINHARDT, G. Museums, conversations, and learning. Revista Colombiana de Psicología, Bogotá, v. 23, n. 1, p. 13-33, 2014.

LEWENSTEIN, B. Identifying what matters: science education, science communication and democracy. Journal of Research in Science Teaching, Nova Jersey, v. 52, n. 2, p. 253-262, 2015.

MASSARANI, L. et al. Children’s protagonism in a science exhibition: an exploratory study of an exhibition in Rio de Janeiro (Brazil). Research in Science Education, Suíça, v. 51, n. 1, p. 1307-1324, 2019a.

MASSARANI, L., FAZIO, M. E., ROCHA, J. N., DÁVILA, A., ESPINOSA, S., & BOGNANNI, F. A. La interactividad en los museos de ciencias, pivote entre expectativas y hechos empíricos: el caso del Centro Interactivo de Ciencia y Tecnología Abremate (Argentina). Ciência & Educação (Bauru), v.25, n,2, p.467-484, 2019b. https://doi.org/10.1590/1516-731320190020012

MASSARANI, L., MUCCI POENARU, L., NORBERTO ROCHA J., ROWE, S., & FALLA, S. Adolescents learning with exhibits and explainers: the case of Maloka, International Journal of Science Education, Part B, v.9, n.3, p.253-267, 2019c, https://doi.org/10.1080/21548455.2019.1646439

MASSARANI, L., REZNIK, G., NORBERTO, J., FALLA, S. , ROWE, S. , MARTINS, A. D., & AMORIM, L. A experiência de adolescentes ao visitar um museu de ciência: um estudo no museu da vida. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v.21, e10524, 2019d, https://doi.org/10.1590/1983-21172019210115

MASSARANI, L. et al. Families visit the museum: a study on family interactions and conversations at the Museum of Universe – Rio de Janeiro (Brazil). Frontiers in Education, Suíça v. 6, n. 1, p. 1-12, 2021a.

MASSARANI, L. et al. A experiência interativa de famílias em um museu de ciências: um estudo no Museu de Ciência e Tecnologia de Porto Alegre. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 261-284. 2021b.

MCCALLIE, E. et al. (2009). Many experts, many audiences: public engagement with science and informal science education. A CAISE inquiry group report. Washington, D.C.: Center for Advancement of Informal Science Education (CAISE). 2009. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2022.

MCCLAIN, L. R.; ZIMMERMAN, H. T. Prior experiences shaping family science conversations at a nature center. Science Education, Nova Iorque, v. 98, n. 6, p. 1009-1032, 2014.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL – NRC. Learning science in informal environments: People, places, and pursuits. Washington, DC: The National Academic Press, 2009.

NAVAS-IANNINI, A. M. Public Engagement with Critical Exhibitions: Insights from a Brazilian and a Canadian Science Museum (Tese de doutorado). Department of Curriculum Teaching and Learning Ontario Institute for Studies in Education University of Toronto, Canada, 2018.

PATRICK, P. G.; TUNNICLIFE, S. D. Zoo talk. Suíça: Springer Nature, 2013.

ROGOFF, B. et al. Firsthand learning through intent participation. Annual Review of Psychology, San Mateo, v. 54, n.1, p. 175–203, 2003.

ROWE, S. The role of objects in active, distributed meaning-making. In: SCOTT, G. Paris (ed.). Perspectives on object-centred learning museums. Mahwah: New Jearsey London, 2002. p. 19-35.

ROWE, S.; O’BRIEN, S. (2016). Pesquisa sobre aprendizagem em museus: um campo em busca de foco? In: MASSARANI, Luisa; NEVES, Rosicler; Amorim, Luis (eds.). Divulgação científica e museus de ciência: O olhar do visitante. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz; Redpop, 2016. p. 9-21.

SANFORD, C. W. Evaluating family interactions to inform exhibit design: comparing three diferente learning behaviours in a museum setting. Visitor Studies, Londres, v. 13, n. 1, p. 67-89, 2010.

SANTOS, S. C. S.; CUNHA, M. B. da. A pesquisa em espaços de educação não formal em ciências na Região Norte: o caso do Bosque da Ciência. Amazônia: Revista em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 14, n. 32, p.160-173, 2018.

SCALFI, G.; MASSARANI, L.; BIZERRA, A.; ARAÚJO, J. M. de. Analysing family conversations and interactions during visits to Parque das Aves (Foz do Iguaçu, Brazil) from children’s perspective. Leisure Studies, 1-18, 2022. https://doi.org/10.1080/02614367.2022.2043418

SHABY, N.; ASSARAF, O. B.; TAL, T. ‘I know how it works!’ student engagement with in a science museum. International Journal of Science Education, Part B, Londres, v. 9, n. 13, p. 233-252, 2019a.

SHABY, N.; BEN-ZVI ASSARAF, O.; TAL, T. An Examination of the Interactions between Museum Educators and Students on a School Visit to Science Museum. Journal of Research in Science Teaching, Nova Jersey, v. 56, n. 2, p. 211–239, 2019b.

TOMASELLO, M. Joint attention as social cognition. In: MOORE, Chris; DUNHAM, Philip. J. (eds.), Joint attention: Its origins and role in development. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1995. p. 103-130.

YIN, K. R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Brookman. 2001.

ZIMMERMAN, H. T., REEVE, S.; BELL, P. Family sense-making practices in science center conversations. Science Education. Nova Jersey, v. 94, n. 3, p. 478-505, 2009.

ZIMMERMAN, H., PERIN, S.; BELL, P. Parents, Science, and Interest. Museums & Social Issues, Londres, v




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i40.11886

Direitos autorais 2022 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License