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A Construção do Número por Pessoas com Deficiência Visual Mediada por Materiais Concretos Manipuláveis

Taianne dos Santos da Luz, Afonso Henriques

Resumo

Este artigo provém de um trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Matemática na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que teve como objetivo favorecer o ensino da Matemática às Pessoas com Deficiência Visual (PDV), utilizando Projetos de Construção de Objetos Concretos (PCOC), úteis na construção do Número. Sabe-se que o acesso visual de objetos do conhecimento é uma das exigências para compreensão de conceitos matemáticos correspondentes nos diferentes registros. Mas, essa exigência é limitada a PDV. Este fato, nos incentivou a elaborar dois modelos PCOC, denominados Visor Numérico e Contando Cubos, que favorecem o acesso aos objetos do conhecimento por tato. Esses modelos foram desenvolvidos para serem materializados na Impressora 3D, a partir da modelagem e gestão de códigos de impressão. Para cada modelo, foi elaborado um Dispositivo Experimental contendo um gerador de tarefas, destinado à análise das práticas efetivas de PDV, seguindo a metodologia da Análise Institucional & Sequência Didática.


Palavras-chave

Modelagem; Contagem; Tecnologias; Educação Inclusiva


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i40.12126

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