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A representação da Sistemática Filogenética nos livros didáticos do novo ensino médio: desafios e perspectivas

Samuel Lucas da Silva Delgado Mendes, Alexandra Elaine Rizzo, Diogo Mayrinck

Resumo

O presente trabalho avaliou a forma como as coleções de livros aprovadas para o PNLD 2021 tratam o tema Sistemática Filogenética, analisando sua importância pedagógica para a compreensão crítica da biodiversidade. Para tal, foram realizadas uma avaliação pedagógica e uma análise lógico-semântica do conteúdo presente nos livros, com o objetivo de promover o entendimento das tendências presentes no material ao abordar o tema. Como resultado, foi possível reconhecer que grande parte dos livros didáticos não trata o conteúdo de Sistemática Filogenética de forma concisa e coerente, ignorando seus perpasses históricos e filosóficos. Dessa forma, a compreensão crítica da biodiversidade fica comprometida e os principais obstáculos epistemológicos relacionados ao entendimento filogenético da biodiversidade não são combatidos.


Palavras-chave

Ensino de biologia; classificação biológica; transposição didática; pensamento filogenético


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i40.12742

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