Motivações e crenças de professores que se engajam em feiras de ciências: o caso da Feira de Ciências da UFCAT
Resumo
As Feiras de Ciências são espaços de atividades pedagógicas e culturais com elevado potencial motivacional para o ensino e a prática científica na Educação Básica. A Universidade Federal de Catalão (UFCAT), localizada na cidade de Catalão, Goiás, realiza anualmente, desde 2012, a Feira de Ciências da UFCAT, que consiste em um projeto de extensão da Instituição em parceria com as escolas de Educação Básica. A presente pesquisa objetivou compreender as motivações dos professores-orientadores de Ciências da Natureza que se dedicaram à orientação de projetos investigativos a serem apresentados por estudantes da Educação Básica nas Feiras de Ciências da UFCAT. O estudo adotou a abordagem qualitativa, com a utilização de questionários on-line e entrevistas semiestruturadas como instrumentos de construção de dados. Os participantes da pesquisa foram professores-orientadores de projetos de estudantes do Ensino Médio inscritos na 8ª edição da Feira de Ciências da UFCAT, realizada em 2019, que possuíam formação ou ministravam disciplinas na área de Ciências da Natureza. Segundo resultados obtidos a partir da metodologia da Análise Textual Discursiva, os professores-orientadores tiveram como principal motivo para participarem da Feira de Ciências o estudante, englobando o ato de ensinar e a busca por estratégias metodológicas que contribuam com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Verificou-se que o reconhecimento profissional é outro ponto que possibilita a motivação dos professores-orientadores. Cabe também destacar que os dados apontaram que a Feira de Ciências é um importante momento de formação, uma vez que estimula os participantes a realizarem pesquisas e a estarem em um ambiente de troca de conhecimentos.
Palavras-chave
Práticas científicas investigativas; educação básica; feiras de ciências; professores-orientadores
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i40.12745
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