Cabeçalho da página

Motivações e crenças de professores que se engajam em feiras de ciências: o caso da Feira de Ciências da UFCAT

Maria Amélia Cândida Machado, Simara Maria Tavares Nunes, Wender Faleiro

Resumo

As Feiras de Ciências são espaços de atividades pedagógicas e culturais com elevado potencial motivacional para o ensino e a prática científica na Educação Básica. A Universidade Federal de Catalão (UFCAT), localizada na cidade de Catalão, Goiás, realiza anualmente, desde 2012, a Feira de Ciências da UFCAT, que consiste em um projeto de extensão da Instituição em parceria com as escolas de Educação Básica. A presente pesquisa objetivou compreender as motivações dos professores-orientadores de Ciências da Natureza que se dedicaram à orientação de projetos investigativos a serem apresentados por estudantes da Educação Básica nas Feiras de Ciências da UFCAT. O estudo adotou a abordagem qualitativa, com a utilização de questionários on-line e entrevistas semiestruturadas como instrumentos de construção de dados. Os participantes da pesquisa foram professores-orientadores de projetos de estudantes do Ensino Médio inscritos na 8ª edição da Feira de Ciências da UFCAT, realizada em 2019, que possuíam formação ou ministravam disciplinas na área de Ciências da Natureza. Segundo resultados obtidos a partir da metodologia da Análise Textual Discursiva, os professores-orientadores tiveram como principal motivo para participarem da Feira de Ciências o estudante, englobando o ato de ensinar e a busca por estratégias metodológicas que contribuam com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Verificou-se que o reconhecimento profissional é outro ponto que possibilita a motivação dos professores-orientadores. Cabe também destacar que os dados apontaram que a Feira de Ciências é um importante momento de formação, uma vez que estimula os participantes a realizarem pesquisas e a estarem em um ambiente de troca de conhecimentos.


Palavras-chave

Práticas científicas investigativas; educação básica; feiras de ciências; professores-orientadores


Texto completo:

PDF

Referências


ADAMS, Fernanda Welter; ALVES, Scarlet Dandara Borges; NUNES, Simara Maria Tavares. A construção de conhecimento científicos e críticos a partir de Feiras de Ciências. Revista Eletrônica Ensino, Saúde e Ambiente, v. 13, n. 1, p. 144-160, abril, 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/

Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL. Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica FENACEB. Secretaria de Educação Básica, Brasília: Ministério da Educação, 2006.

BZUNECK, José Aloyseo. A motivação do aluno orientado a metas de realização. In: BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo. A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 4. ed. Petrópolis: Vozes, p. 58- 77, 2009.

COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete; MOREIRA, Marcos Dionizio; OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta. A divulgação científica como elo entre universidade e sociedade: experiências em Uberaba/MG. Amazônida (UFAM), v. 3, p. 40-59, 2018.

DECI, Edward. L.; RYAN, Richard. M. The “what” and “why” of goal pursuits: human needs and the self-determination of behavior. Psychological Inquiry, vol. 11, no. 4, p. 227-268, 2000.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 1998.

DORNFELD, Carolina Buso; MALTONI, Kátia Luciene. A Feira de Ciências como auxílio para a formação inicial de professores de ciências e biologia. Revista eletrônica de Educação, v. 5, n. 2, p. 42-58, 2011.

FARIAS, Lucina de Nazaré; GONÇALVES; Terezinha Valim Oliveira. Feira de ciências como espaço de formação e Desenvolvimento de professores e alunos. AMAZÔNIA - Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 3, n. 6, pg. 25 – 33, 2007.

GALLON, Mônica da Silva; SILVA, Carla Melo; MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas. O papel do professor orientador na visão de um grupo de estudantes de ensino médio. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, v. 6, n. 1, p. 164-180, 2018.

GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Feiras de ciências e formação de professores. In: PAVÃO, Antônio Carlos, FREITAS, Denise. Quanta ciência há no ensino de ciências. 1. ed. 1. reimpressão. São Carlos: EdUFSCar, p. 207-215, 2011.

GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini; BORUCHOVITCH, Evely. O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: Uma perspectiva da teoria da autodeterminação. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 17, n. 2, p.143-150, 2004.

KAIESKI, Nara.; GRINGS, Jacques Andre.; FETTER, Shirlei Alexandra. Um estudo sobre as possibilidades pedagógicas de utilização do whatsapp. Novas Tecnologias na Educação, CINTED-UFRGS, V. 13 Nº 2, pg. 1 – 10, dezembro, 2015.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 2ª ed.Ijuí: UNIJUÍ, 2013.

MOREIRA, Herivelto. A motivação e o comprometimento do professor na perspectiva do trabalhador docente. Série-Estudos-Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, n. 19, p. 209 – 232, 2005.

MOTA, Silvana Aparecida Gonçalves; MARTINS, Silvia A feira ciência viva: desafios e motivações dos professores da Educação Básica. XVIII ENDIPE Didática e Prática de Ensino no contexto político contemporâneo: cenas da Educação Brasileira, p. 332- 341, 2016.

NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria, ROMÃO-DIAS, Daniela., LUCCIO, Flávia Di (2009). Uso de entrevistas on-line no método de explicitação do discurso subjacente (MEDS). Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 22, n. 1, p. 36-43, mai, 2011.

NÓVOA, Antonio (Org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997.

NUNES, Simara Maria Tavares; ADAMS, Fernanda Welter; ALVES, Scarlet Dandara Borges; SANTOS, Dayane Graciele. As Feiras de Ciências da UFG/RC: construindo conhecimentos. Cadernos CIMEAC, v. 6. n. 1, p. 91-116, Uberaba, 2016.

NUNES, Simara Maria Tavares; SANTOS, Marcia Pereira; SOUZA, Crhistiane da Fonseca. A organização da Feira de Ciências da UFCAT e a divulgação científica no Ensino Básico. In: FALEIRO, Wender; NUNES, Simara Maria Tavares; SANTOS, Márcia Pereira. Divulgação Científica das Ciências da Natureza e das Ciências Humanas. 1. ed. Goiânia: - Goiânia: Kelps, p. 167-190, 2020.

OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta; SILVA, Adriana Cruz. Feiras de Ciências e Pibid Física: articulando ações para formação docente. Ciência em Tela, v. 8, p. 1-9, 2015.

PAIVA, Ana; PAES, Edineide; FRANCISCO, Manuela; CAVRAL, Cabral. Os métodos interpretativos e a entrevista online na investigação qualitativa. Sem@research, pg. 1 – 13, maio, 2011.

PERASSINOTO, Maria Gislaine Marques; BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo. Estratégias de aprendizagem e motivação para aprender de alunos do Ensino Fundamental. Avaliação psicológica, v. 12, n. 3, p. 351-359, 2013.

SANTOS, Sílvia Martins. A Feira Ciência Viva e os Professores da Educação Básica. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Uberlândia, 2017.

SILVA, Izamara; METTRAU, Marsyl Bulkool. Talento acadêmico e desempenho escolar: a importância da motivação no contexto educacional. Revista Estudos Interdisciplinares em Psicologia, v. 1, no 2, p. 216-234, 2010.

VARELA, Lavinia Kelly de Sá Leitão; OLIVEIRA, Jenety Brunna Souza; AZEVEDO, Francisca Francilene Candido; LEMOS, Paulo Henrique Macedo; ALMEIDA, Diogo Yuri; BEZERRA, Diogo Pereira. Mostra Científica como prática diferenciada na formação inicial de professores. Revista Thema, v. 17, n. 2, p. 524-531, 2020.

ZULIANI, Renata Duarte. Professores das séries iniciais do Ensino Fundamental e as Feiras de Ciências. Dissertação (Mestrado) Universidade Estadual Paulista. Faculdade Ciências, Bauru, 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i40.12745

Direitos autorais 2022 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License