Validação de um jogo matemático cooperativo voltado para o ensino de sistemas numéricos no sexto ano do Ensino Fundamental
Resumo
Este artigo apresenta a análise dos resultados da validação de um jogo matemático cooperativo intitulado “Arqueologia dos Números”, concebido para o ensino de sistemas numéricos no sexto ano do Ensino Fundamental. O objetivo do estudo foi evidenciar estratégias eficazes para a validação de jogos pedagógicos voltados para a educação básica. Para isso, foi desenvolvido e implementado, com fundamento nos referenciais teóricos indicados, um processo de validação em duas etapas — validação de aparência e conteúdo por professores escolares e avaliação da ludicidade por alunos com as características do público-alvo do jogo. Ambas as etapas adotaram uma metodologia quantitativa com amostragem não probabilística intencional e se utilizaram do cálculo de um Índice de Validação de Conteúdo (IVC) a partir de respostas dos participantes a questionários distribuídos após o contato com o jogo. O processo possibilitou que o “Arqueologia dos Números” fosse testado, aprimorado e aprovado enquanto recurso didático, confirmando se tratar de uma estratégia eficaz e proveitosa de validar jogos pedagógicos.
Palavras-chave
ensino de matemática; jogos cooperativos; validação de material educativo; sistema de numeração
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i41.12975
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