Cabeçalho da página

Validação de um jogo matemático cooperativo voltado para o ensino de sistemas numéricos no sexto ano do Ensino Fundamental

Juliana Silveira Marcondes, Kariston Pereira

Resumo

Este artigo apresenta a análise dos resultados da validação de um jogo matemático cooperativo intitulado “Arqueologia dos Números”, concebido para o ensino de sistemas numéricos no sexto ano do Ensino Fundamental. O objetivo do estudo foi evidenciar estratégias eficazes para a validação de jogos pedagógicos voltados para a educação básica. Para isso, foi desenvolvido e implementado, com fundamento nos referenciais teóricos indicados, um processo de validação em duas etapas — validação de aparência e conteúdo por professores escolares e avaliação da ludicidade por alunos com as características do público-alvo do jogo. Ambas as etapas adotaram uma metodologia quantitativa com amostragem não probabilística intencional e se utilizaram do cálculo de um Índice de Validação de Conteúdo (IVC) a partir de respostas dos participantes a questionários distribuídos após o contato com o jogo. O processo possibilitou que o “Arqueologia dos Números” fosse testado, aprimorado e aprovado enquanto recurso didático, confirmando se tratar de uma estratégia eficaz e proveitosa de validar jogos pedagógicos.


Palavras-chave

ensino de matemática; jogos cooperativos; validação de material educativo; sistema de numeração


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 04 nov. 2022.

BROTTO, F. O. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. Orientador: Roberto Rodrigues Paes. Campinas, 1999. 197 f. Dissertação (Mestrado) -Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP.

D'AVILA, C. G.; PUGGINA, A. C.; FERNANDES, R. A. Q. Construção e validação de jogo educativo para gestante. Escola Ana Nery Revista de Enfermagem. V. 22. n. 3. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/V3K3NnvrGpMLSgHP5VRStmR/?lang=pt&format=pdf

ESTEVAM, R. S.; PEREIRA, S. F. P.; SANTOS, D. C.; COSTA, H. C. Produção e avaliação de um aplicativo móvel para ensino de química ambiental. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 17, n. 38, p. 22-33, 2021.

KIECKHOEFEL, T. Caça ao tesouro da Probabilidade: uma proposta de jogo cooperativo para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Orientadora: Elisa Henning. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, CCT, Joinville, SC.

PEREIRA, M. D.; BIANCO, L. C. M. S. Os jogos no ensino de ciências e matemática: suas possibilidades de aplicações e suas limitações. Scientia Vitae, v.7, n.23, p. 37-41, jan./mar. 2019.

POLIT, D. F.; BECK, C. T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para as práticas da enfermagem. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

ROSA, A. S. et al. Quimiguia: desenvolvimento e validação de um aplicativo de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de química no ensino superior. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 18, n. 40, p. 35-51, abr. 2022.

SANTOS, R. S. S. et al. Construção e validação de um jogo didático como proposta metodológica de ensino-aprendizagem na disciplina de farmacognosia. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 11, p. 102269-102289, nov. 2021.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i41.12975

Direitos autorais 2022 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License