Formação inicial de professores de Química: uma análise da perspectiva dos licenciandos sobre as implicações do Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Resumo
Este estudo buscou investigar possíveis implicações do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na formação inicial dos estudantes de Licenciatura em Química da Universidade do Estado do Pará no período de isolamento social, adotado, na ocasião, para conter a disseminação da Covid-19. Optou-se pela pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, com entrevistas estruturadas por meio de ambiente virtual, fazendo uso da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados revelaram três categorias que emergiram dos registros dos licenciandos: Entraves, Baixo rendimento e Vantagens do emprego do ERE. Percebeu-se que a adoção do ERE se tornou um desafio a mais na formação inicial desses futuros professores.
Palavras-chave
Este estudo buscou investigar possíveis implicações do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na formação inicial dos estudantes de Licenciatura em Química da Universidade do Estado do Pará no período de isolamento social, adotado, na ocasião, para conter a diss
Texto completo:
PDFReferências
ALBUQUERQUE, A.; GONÇALVES, T.; BANDEIRA, M.; A formação inicial de professores: os impactos do ensino remoto em contexto de pandemia na região Amazônica. Em Rede. v. 7, n. 2, p. 102-123, jul./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.53628/emrede.v7.2.639. Acesso em: 10 jul. 2021.
APPENZELLER, S. et al. Novos tempos, novos desafios: estratégias para equidade de acesso ao ensino remoto emergencial. RBEM, Campinas, SP, v. 44, supl. 1, nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200420. Acesso em: 11 maio 2022.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1. ed. Lisboa: Edições 70, 2011.
BARROS, F. C.; VIEIRA, D. A. P. Os desafios da educação no período de pandemia. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.1, p.826-849 jan. 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/download/22591/18083. Acesso em: 24 ago. 2022.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
CARVALHO, A. M. P. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 765-794, dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183765. Acesso em: 7 abr. 2022.
CASTRO, E. A.; QUEIROZ, E. R. Educação a distância e ensino remoto: distinções necessárias. Rev. Nova Paideia -Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, Brasília, DF, v. 2, n. 3. p. 3 – 17, 2020. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/40. Acesso em: 17 set. 2021.
CLEMENTE, M. C. T.; CRUZ, G. D. A experiência de docentes em formação inicial com o ensino remoto: refletindo sobre desafios em busca de soluções prováveis. Revista X, v. 16, n. 3, p. 703-727, mar. 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/79528/43887. Acesso em: 23 ago. 2022.
FEITOSA, M. C. et al. Ensino remoto: o que pensam os alunos e professores?. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E 2020), 5, 2020, João Pessoa-PB, Anais… Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 60-68. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11383. Acesso em: 12 maio 2022.
FIORI, R.; GOI, M. E. J. O ensino de Química na plataforma digital em tempos de coronavírus. Revista Thema, [s.l.], v.18, Especial, p.218-242, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.218-242.1807. Acesso em: 20 ago. 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, S. B.; COSTA, R. T. O. Engajamento dos alunos das escolas públicas em tempos de pandemia do coronavírus. In: INTEGRA EAD 2020, 2020, Campo Grande. Anais… 2020. p. 1-11. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/IntegraEaD/article/view/11788. Acesso em: 4 ago. 2022.
GONÇALVES, I. C. B. et al. Ensino Remoto para quem? Relato de experiências em quatro escolas públicas do Rio de Janeiro durante a pandemia da COVID- 19. Revista EaD em Foco, v. 10, n. 3, e1310, p. 1-22. 2021. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1310. Acesso em: 4 maio. 2022.
HODGES, C. et al. Diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da Escola, Professor, Educação e Tecnologia, [s.l.], v. 2, 2020. Disponível em: https://escribo.com/revista/index.php/escola. Acesso em: 10 jul. 2021.
MEDEIROS. et al. O ensino de Química no contexto da pandemia de Covid-19: desafios e percepções de estudantes universitários. In: CASTRO, P. A. et al. Escola em tempos de conexões. 21. ed. São José - Campina Grande-PB: Realize editora, 2021. p. 196-219. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/82239. Acesso em: 7 jun. 2022.
MELO, M. M. R.; HOEPERS, I. S.; MARTINS, F. S. Organização dos processos educativos em tempos pandêmicos: desafios e possibilidades do ensino com pesquisa. Revista Cocar, Camboriú, PR, v. 16, n. 34, p. 1-17, maio 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4240. Acesso em: 12 jul. 2022.
MENDONÇA, K. C. N. C.; JÚNIOR, D. X. L.; SOUZA, I. L.; Ensino remoto emergencial: uma análise da percepção dos docentes dos anos iniciais em uma escola paraibana. In: CONEDU VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO., 15., 2020. Anais ... 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68533. Acesso em: 7 jun. 2021.
MORAES, J. S.; SILVA, A. H. B. A formação e desenvolvimento do professor de ensino superior: um estudo sobre suas dificuldades em se adaptar às novas tecnologias e às necessidades nesse processo em meio à pandemia. SAJEBTT, Rio Branco, UFAC, v. 8 n. 1, p. 814-829, jan/abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4627. Acesso em: 13 ago. 2022.
PAULO, J. R.; ARAÚJO, S. M. M. S.; OLIVEIRA, P. D. Reflexões sobre o processo educativo em tempos de pandemia através das percepções de pós-graduandos em educação. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 6, Ed. Esp. Desafios e avanços educacionais em tempos da COVID-19, e152520, p. 1-12, 2020. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1525. Acesso em: 9 ago. 2022.
RODRIGUES, N. C. et al. Recursos didáticos digitais para o ensino de Química durante a pandemia da Covid-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, e22710413978, p. 1-17, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13978. Acesso em: 2 maio 2022.
SANTOS, E. M. O ensino remoto emergencial e o uso de recursos digitais em aulas de Língua Inglesa. Ilha do Desterro, São Cristovão, SE, v. 74, n. 3, p.145-160, dez. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2021.e80751. Acesso em: 13 ago. 2022.
SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. UNIVERSIDADE E SOCIEDADE #67, p. 36-49, jan. 2021. Disponível em: https://www.sintese.org.br/download/educacao-na-pandemia-a-falacia-do-ensino-remoto/. Acesso em: 8 jun. 2021.
SILVA, A. C. O.; SOUSA, S. A.; MENEZES, J. B. F. O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 298-315, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18383. Acesso em: 28 jul. 2022.
SILVA, J.; GOULART, I. C. V.; CABRAL, G. R. Ensino remoto na educação superior: impactos na formação inicial docente. RIAEE, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 407-423, jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.14238. Acesso em: 27 ago. 2022.
SILVA, M. J. S.; SILVA, R. M. Educação e Ensino Remoto em tempos de pandemia: desafios e desencontros. In: CASTRO, P. A. Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. Campina Grande- PB: Realize editora, 2021. p. 827-841. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74287. Acesso em: 29 jun. 2022.
SILVA, R. A. et al. Concepções de professores dos cursos de química sobre as atividades experimentais e o ensino remoto emergencial. Revista docência do ensino superior, Belo Horizonte, v. 10, n. p. 1-21, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.24727. Acesso em: 26 maio. 2022.
TEIXEIRA, V. L. M. O. et al. Aula remota no ensino médio frente à pandemia da Covid-19: uma revisão bibliográfica. REVISTA INTERFACES DO CONHECIMENTO, BARRA DO GARÇAS ‐ MT, v. 2, n. 3, p. 1-18, ago/dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.unicathedral.edu.br/index.php?journal=revistainterfaces&page=article&op=view&path%5B%5D=528&path%5B%5D=375. Acesso em: 8 jun. 2021.
TORRES, P. L.; COSME, A.; SANTOS, E. Dossiê: educação e tecnologias no contexto da pandemia pelo coronavírus e isolamento social: cenários, impactos e perspectivas. Revista Cocar. Edição Especial, n. 9, p. 1-21, dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4129. Acesso em: 23 ago. 2022.
VASCONCELOS, S. M.; COELHO, Y. C. M.; ALVES, G. Q. O ensino superior nos tempos de pandemia: e agora, professor?. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 6, Ed. Esp. Desafios e avanços educacionais em tempos da COVID-19, e146920, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.31417/educitec.v6.1469. Acesso em: 2 ago. 2022.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i41.13064
Direitos autorais 2022 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.