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O papel da Evolução biológica no ensino de Biologia a partir da visão de professores

Pedro Leonardo Guarilha Colli, Vinícius Colussi Bastos, Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar as concepções de docentes de Biologia quanto à Evolução Biológica e seu ensino. Este objetivo foi traçado, considerando que estudos recentes apontam que a Biologia é ensinada de modo fragmentado e memorístico. Diversos autores defendem que a Evolução Biológica é o único elemento capaz de integrar e dar sentido às Ciências Biológicas. Entretanto, estudos da área indicam que uma parcela significativa dos professores não compreende a ideia e não trabalha a Evolução de modo a unificar os conhecimentos biológicos. A fim de compreender as visões de docentes no que tange à Evolução Biológica e seu ensino na Educação Básica, o presente artigo adotou uma perspectiva qualitativa de análise de um questionário aberto, respondido por 11 docentes atuantes em diferentes contextos escolares. Os resultados e as interpretações produzidas a partir deles corroboram outros estudos com relação à não compreensão por parte dos docentes da ideia de Evolução Biológica como o eixo integrador da Biologia e sugerem que mesmo aqueles que compreendem, não colocam esta perspectiva em prática. Ademais, foi possível perceber que muitos professores têm uma visão distorcida a respeito da maneira como abordam o tema, o que talvez os impeça de refletir, devidamente, acerca da questão


Palavras-chave

ensino de biologia; evolução biológica; evolução como eixo integrador; professores de ciências e biologia


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i41.13443

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