Investigação acerca das possíveis ações mentais desenvolvidas por estudantes do 1º ano do ensino médio no retorno às aulas presenciais
Resumo
Esta pesquisa está alicerçada aos estudos de neurociências cognitivas e neuromatemática com base em, principalmente, 4 autores: Dreyfus (1991); Harel e Sowder (2005); Leikin et al (2014); Alvarenga (2020). Para a coleta de dados, foram examinadas, em 2021, provas aplicadas no 1º ano do ensino médio cujo intuito era revisar o conteúdo do ano anterior. Os alunos estudaram de forma remota, em razão da pandemia causada pela covid-19. Apresentam-se resultados da investigação cuja finalidade principal é examinar as construções mentais matemáticas de alguns desses estudantes. Os dados coletados foram analisados de acordo com o modelo teórico proposto por Alvarenga e Domingos (2020). São apresentadas algumas respostas, e indicados os processos mentais esperados para a resolução, como conexão com experiências anteriores, uso da linguagem matemática, argumentação de forma textual sem linguagem matemática e tradução da linguagem matemática para a língua materna.
Palavras-chave
pensamento matemático; construções mentais; educação básica
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i41.13501
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