A relação entre nível socioeconômico e proficiência em matemática de estudantes pernambucanos do 9º ano através da Mineração de Dados Educacionais
Resumo
O desempenho escolar dos estudantes da educação básica, mensurado pelo Ideb a partir dos índices de aprovação das instituições escolares e de proficiência no Saeb (Prova Brasil), possui relação com aspectos sociais, como: renda familiar, trabalho doméstico, nível de escolaridade dos pais, dentre outros. Nesse sentido, esse trabalho tem como propósito demonstrar o quanto os aspectos relativos aos Índices de Nível Socioeconômico (Inse) afetam a proficiência em matemática dos estudantes dos Anos Finais das escolas públicas do Estado de Pernambuco. Para tal, aplicou-se técnicas de mineração de dados sobre os microdados coletados no banco de dados do INEP. Os resultados demonstram uma diferença estatisticamente significativa entre proficiências de matemática dos estudantes de Inses diferentes e destaca os tópicos socioeconômicos mais relevantes relacionados ao desempenho no Saeb.
Palavras-chave
Mineração de dados; dados abertos; proficiência em matemática.
Texto completo:
PDFReferências
ALVES, T., PASSADOR, C. S., & NORONHA, A. B. A relação entre desempenho escolar, condições de oferta de ensino e origem socioeconômica em escolas da rede pública de ensino. In XXIII Simpósio Brasileiro, V congresso Luso-Brasileiro e I Colóquio Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Thiago-Alves-9/publication/228593289_A_relacao_entre_desempenho_escolar_condicoes_de_oferta_de_ensino_e_origem_socio-economica_em_escolas_da_rede_publica_de_ensino/links/00b4953712d2a86e0c000000/A-relacao-entre-desempenho-escolar-condicoes-de-oferta-de-ensino-e-origem-socio-economica-em-escolas-da-rede-publica-de-ensino.pdf. Acessado em: 08 out. 2021.
ALVES, T., GOUVÊA, M. A., & VIANA, A. B. N. Proposta de um indicador socioeconômico para os alunos das escolas públicas dos municípios brasileiros. Dados, vol. 57, p. 129-166, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dados/a/SJx5twFq7Y6VjdJJhsqfcYS/?lang=pt. Acessado em: 15 out. 2021.
AMÉRICO, B. L., & LACRUZ, A. J. Contexto e desempenho escolar: análise das notas na Prova Brasil das escolas capixabas por meio de regressão linear múltipla. Revista de Administração Pública, vol. 51, p. 854-878, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/dados/a/SJx5twFq7Y6VjdJJhsqfcYS/?lang=pt. Acessado em: 15 out. 2021.
ARAÚJO, J. M., MARTIN, D. G., FERREIRA, M. A. M., & FARIA, E. D. Fatores determinantes do desempenho educacional no Sudeste Brasileiro. Revista Eletrônica Gestão & Sociedade, vol. 14, no. 38, p. 3507-3525, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Juliana-Araujo-13/publication/340738558_Fatores_determinantes_do_desempenho_educacional_no_sudeste_brasileiro/links/5e9b079d299bf13079a3f95e/Fatores-determinantes-do-desempenho-educacional-no-sudeste-brasileiro.pdf. Acessado em: 08 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Sistema de Avaliação da Educação Básica: Documentos de referência versão preliminar. Brasília, 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/saeb_documentos_referencia_versao_preliminar.pdf. Acessado em: 15 out. 2021.
CARVALHO, I. D., SANTOS, J. D., & CHRISPINO, Á. Sucesso e fracasso no ensino fundamental: uma relação entre reprovação, abandono e proficiência. Revista Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, vol. 12, no. 34, p. 136-161, 2020. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/2248/pdf. Acessado em: 08 out. 2021.
FERREIRA, R. C., DA SILVA GUILHERME, O. D., & DE OLIVEIRA, A. F. Indicadores socioeconômicos e desempenho educacional no estado do Tocantins-Br: uma realidade desafiadora apresentada a partir das microrregiões tocantinenses. Entorno Geográfico, 2016. Disponível em: https://bibliotecadigital.univalle.edu.co/handle/10893/11530. Acessado em: 21 out. 2021.
GOMES, C. M. A., FLEITH, D. D. S., MARINHO-ARAUJO, C. M., & RABELO, M. L. Preditores do Desempenho em Matemática de Estudantes do Ensino Médio. Psicologia: Teoria e Pesquisa, vol. 36, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/nmFpbxGtkNVM9x96ZSdLLnr/abstract/?lang=pt. Acessado em: 15 out. 2021.
GUEDES, T., LEMOS, K. R., & LACRUZ, A. J. Modelo de regressão logística aplicado na classificação do desempenho de alunos do 5º ano do ensino fundamental de escolas estaduais do Espírito Santo no Saeb. Navus: Revista de Gestão e Tecnologia, vol. 11, p. 8-19, 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7774471. Acessado em: 08 out. 2021.
KASSAMBARA, A. Machine learning essentials: Practical guide in R. Sthda, 2018.
LUNA, L. C.; CARVALHO, J. I. F. “Oi, Quem está olhando minhas estatísticas?”–Uma discussão do desempenho de estudantes da Educação Básica sobre média aritmética. Amazónia: Revista de educação em ciências e matemáticas, v. 15, n. 33, p. 151-166, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/6116. Acesso em: 21 dez. 2022.
MAROCO, J. Análise Estatística com o SPSS Statistics: 7ª edição. ReportNumber, Lda, 2018.
PAULA, J. S. Elementos associados à proficiência em Matemática: um estudo aplicado as escolas públicas em Alagoas. Diversitas Journal, vol. 6, no. 1, 1114-1141, 2021. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/1487. Acessado em: 15 out. 2021.
PROENÇA, M. C.; MAIA-AFONSO, E. J.; TRAVASSOS, W. B. & CASTILHO, G. R. Resolução de Problemas de Matemática: análise das dificuldades de alunos do 9. º ano do ensino fundamental. Amazónia: Revista de educação em ciências e matemáticas, v. 16, n. 36, p. 224-243, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/8639. Acesso em: 21 dez. 2022.
SILVA, P., DO NASCIMENTO, R. L. S., LIMA, M., FAGUNDES, R., & DE SOUZA, F. D. F. Modelos de regressão aplicados a predição do desempenho escolar de estudantes do ensino fundamental. In Brazilian Symposium on Computers in Education, vol. 30, no. 1, p. 1621, 2019. Disponível em: http://ojs.sector3.com.br/index.php/sbie/article/view/8895. Acessado em: 08 out. 2021.
VIANA, K. C., DO NASCIMENTO, T. S., MEIRELES, K. D., HOMRICH, G. H., & SEIBERT, C. S. O impacto das condições sociais na formação dos alunos do Colégio Estadual Doutor Pedro Ludovico Teixeira em Porto Nacional, Tocantins, Brasil. Revista Interface (Porto Nacional), vol. 18, no. 18, 47-56, 2019. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/8311. Acessado em: 30 out. 2021.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i41.13547
Direitos autorais 2022 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.