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A relação entre nível socioeconômico e proficiência em matemática de estudantes pernambucanos do 9º ano através da Mineração de Dados Educacionais

Jairo José Ribeiro Toscano de Brito Júnior, Gabriel Cândido da Silva, Rodrigo Lins Rodrigues, Americo Nobre Goncalves Ferreira Amorim

Resumo

O desempenho escolar dos estudantes da educação básica, mensurado pelo Ideb a partir dos índices de aprovação das instituições escolares e de proficiência no Saeb (Prova Brasil), possui relação com aspectos sociais, como: renda familiar, trabalho doméstico, nível de escolaridade dos pais, dentre outros. Nesse sentido, esse trabalho tem como propósito demonstrar o quanto os aspectos relativos aos Índices de Nível Socioeconômico (Inse) afetam a proficiência em matemática dos estudantes dos Anos Finais das escolas públicas do Estado de Pernambuco. Para tal, aplicou-se técnicas de mineração de dados sobre os microdados coletados no banco de dados do INEP. Os resultados demonstram uma diferença estatisticamente significativa entre proficiências de matemática dos estudantes de Inses diferentes e destaca os tópicos socioeconômicos mais relevantes relacionados ao desempenho no Saeb.


Palavras-chave

Mineração de dados; dados abertos; proficiência em matemática.


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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v18i41.13547

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