A formação de professores de Ciências da Natureza em quatro experiências Pibid: reflexões sobre dimensões formativas enunciadas por estudantes e docentes
Resumo
Neste artigo, resultante de uma pesquisa de doutoramento que investigou as experiências Pibid em quatro licenciaturas de Ciências da Natureza: Biologia, Ciências, Física e Química, analisamos três dimensões formativas não previstas pelas categorias inicialmente adotas, quais sejam: as mediações entre novidade e tradicional no ensino; o tempo; a individualidade para si, e suas implicações para a formação de professores de Ciências da Natureza a partir da pedagogia histórico-crítica e da compreensão da formação inicial como práxis. Concluímos que há uma demanda latente dos sujeitos entrevistados por superar o estado atual de coisas de precarização da educação e de precarização da vida, valorizando espaços de produção de novas práticas e de sentidos para o ser docente, de formas mais humanizadas de relacionar-se e de sua individualidade para si.
Palavras-chave
formação de professores; ensino de ciências; tempo; individualidade para si; metodologia de ensino
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i44.15484
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