Construção e validação de um instrumento de coleta de dados: percepção de professores de possíveis impactos da pandemia da covid-19 na educação básica
Resumo
O objetivo deste estudo foi desenvolver e validar um questionário como instrumento de coleta de dados para mensurar a percepção de professores da educação básica acerca de possíveis impactos da pandemia da covid-19 na prática docente. O questionário foi construído considerando o perfil sociodemográfico dos professores, comportamentos e consequências da pandemia, modalidades e recursos didáticos utilizados, e práticas pedagógicas adotadas durante e pós-pandemia. Com isso, para o processo de validação, foram utilizados o método Delphi e um pré-teste que envolveram a participação de docentes de todas as cinco regiões do Brasil, buscando abranger uma amostra representativa e diversificada. Logo, o processo de validação do questionário buscou garantir a eficácia na coleta das informações, para assegurar análises mais precisas a partir do questionário final obtido
Palavras-chave
construção de questionário; validação; método Delphi
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i44.15923
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