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A aprendizagem como construção de identidade em uma comunidade de prática: um estudo etnográfico

Daniel Farias Mega, Ives Solano Araujo, Eliane Angela Veit

Resumo

A preparação profissional para a atuação em ambientes de trabalho em constante transformação representa um desafio significativo para os sistemas educativos atuais. Este estudo concentra-se na utilização das Comunidades de Prática (CoP) como uma alternativa para enfrentar esse desafio. Com o objetivo de aprofundar a compreensão sobre o processo de aprendizagem em uma CoP, conduzimos uma pesquisa etnográfica no Centro de Tecnologia Acadêmica (CTA), um laboratório dedicado à criação de tecnologias livres na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O cerne deste trabalho é investigar o processo de construção de identidade dentro desse ambiente, enfatizando a importância da compreensão da cultura do CTA para moldá-lo. Destacamos a relevância da criação de valor nas comunidades de prática como um elemento fundamental. As observações, entrevistas e demais métodos qualitativos empregados no estudo possibilitaram reconstruir a trajetória de aprendizado de um colaborador do Centro, ao narrar sua história de participação no CTA. Identificamos momentos cruciais que contribuíram de forma significativa para a construção de sua identidade. O estudo destaca, ainda, a natureza informal da aprendizagem social nesses ambientes e enfatiza que compreender esse processo pode auxiliar na promoção de estruturas sociais que proporcionem uma aprendizagem mais autêntica em ambientes escolares.


Palavras-chave

comunidades de prática; identidade; aprendizagem social; ensino de ciências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v20i44.16100

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