A Educação matemática como influenciadora nas práticas de ensino do PIBID
Resumo
Este trabalho mostra algumas das contribuições que o programa PIBID de Araguaína proporcionou aos bolsistas de Matemática durante dois anos. Dentre elas, é destacado o processo de reflexão-investigação, caracterizado como influenciador na postura dos bolsistas com relação à Matemática, direcionando-os para a Educação Matemática. A justificativa é que houve influência direta dos bolsistas nas atividades desenvolvidas, mostrando preocupações com o ensino de Matemática. Adotamos o método de exemplificação das práticas envolvendo a interdisciplinaridade (FAZENDA, 2002), juntamente com os pressupostos teóricos do trabalho com projetos (HERNÁNDEZ; VENTURA, 1998), conduzidos por bolsistas das Licenciaturas em Matemática, História, Letras e Geografia. A partir de exemplos de atividades, destacamos um exercício de reflexão que aconteceu durante o desenvolvimento do programa. Esse exercício remete à seguinte indagação: que perspectivas o PIBID proporcionou, especificamente aos bolsistas de Matemática, com relação às práticas de ensino? Como resultado, mostramos as influências do PIBID na construção de um educador matemático reflexivo-investigativo.
Palavras-chave
PIBID; educação matemática; iniciação à docência
Texto completo:
PDFReferências
BARBOSA, J. C.; CALDEIRA, A. D.; ARAÚJO, J. L.(Orgs.). Modelagem matemática na educação matemática brasileira: pesquisas e práticas educacionais. Recife: SBEM, 2007. (Biblioteca do Educador Matemático, Coleção SBEM, v. 3).
BIOTTO FILHO, D. O Desenvolvimento da matemática no trabalho com projetos. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filhos, Rio Claro, SP, 2008.
COSTA, D. E. et al. O projeto PIBID e o desenvolvimento de ações relacionadas às práticas de ensino e a interdisciplinaridade na educação matemática. Anais do XV ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, Belo Horizonte, 2010. CD-ROM.
D'AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. 12. ed. Campinas: Papirus, 2005. (Coleção perspectivas em Educação matemática). FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. 5. Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. In: Zetetiké. Campinas, SP, Ano 3, n. 4, 1995.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2006.
HERNÁNDEZ F.; VENTURA M. A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
LOPES, C. A. E. (org.). Matemática em projetos: uma possibilidade! Campinas: Graf. FE/UNICAMP; CEMPEM, 2003.
LORENZATO, S. Para aprender matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. (Coleção Formação de Professores)
MATOS, J. M.; SERRAZINA, M. de L. Didática da matemática. Lisboa: Universidade Aberta, 1996.
RODRIGUES, G. M.; MARQUES, A. A. C. Movimentos da arquivística no processo de sua consolidação como disciplina: algumas considerações sobre interdisciplinaridade. Disponível em: www.aargs.com.br/cna/anais/angelica_marques.pdf. Acesso em: 12 out de 2009.
SKOVSMOSE, O. Mathematical Agency and Social Theorising. Roskilde: Centre for Research in Learning Mathematics, Royal Danish School of Educational Studies, 1999.
SKOVSMOSE, O. Educação matemática crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001.
SKOVSMOSE, O. Educação crítica: Incerteza, matemática, responsabilidade. Tradução de Maria Aparecida Viggiani Bicudo. São Paulo: Cortez, 2007.
SCHÖN, D. A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000, 256p.
SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. 2. ed. Portugal (Lisboa): Publicações Dom Quixote, 1995.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v8i16.1661
Direitos autorais 2012 CC-BY