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Praticando a tríade ensino-pesquisa-extensão no estágio supervisionado de licenciatura em ciências biológicas

Lilliane Miranda Freitas, Rafaela Lebrego Araújo

Resumo

Neste trabalho, relatamos uma experiência de ensino baseada na tríade ensino-pesquisa extensão, ocorrida na disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Nessa experiência, os graduandos fizeram uma transposição dos conhecimentos científicos produzidos em seus trabalhos de conclusão de curso para saberes do currículo escolar da educação básica. Analisamos, neste artigo, os registros de impressão produzidos pelos licenciandos, após a realização das ações pedagógicas. Discutimos através dos relatos como o conhecimento que é construído e reconstruído nas pesquisas acadêmicas pode contribuir diretamente na melhoria da qualidade do Ensino de Ciências, através da alfabetização científica, e, também, na formação docente dos licenciandos, através da reflexão sobre a própria prática. Assim, consideramos que, com a prática da indissociabilidade ensino pesquisa- extensão, haverá mais retorno para as pesquisas acadêmicas e também para a comunidade escolar, gerando alterações significativas das práticas educativas nas escolas.


Palavras-chave

estágio supervisionado; pesquisa acadêmica; ensino-pesquisa-extensão; prática reflexiva


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v8i16.1668

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