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Quais as experiências e desafios dos professores de Física quando tratamos da inclusão de alunos com deficiência visual?

Thaís Cristina dos Santos, Camila Tonezer

Resumo

Apresentamos uma investigação com professores de Física da região Oeste do estado do Paraná sobre suas perspectivas relacionadas ao ensino de alunos com deficiência visual. Nossa questão de orientação é: quais são as experiências e desafios de inclusão de alunos com deficiência visual pela perspectiva dos professores de Física? Buscamos, por meio de um questionário realizado no Google Formulário, compreender e refletir sobre a inclusão desses estudantes a partir das experiências vividas pelos professores. Convidamos os docentes por meio de correio eletrônico e contamos com a participação de vinte professores que ministram a disciplina no Ensino Médio. Para a interpretação dos dados, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD). Ao final da análise, emergiram três categorias, as quais destacam que: o ensino com uma perspectiva inclusiva pode ocorrer por meio de atividades práticas, experimentação e utilização de diferentes estímulos; o ensino também pode ser interpretado por uma perspectiva filosófica; e que é necessário considerar os meios políticos, como a aprendizagem e a formação docente.


Palavras-chave

deficiência visual; educação inclusiva; ATD; experiências e desafios.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v21i47.18576

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