Cabeçalho da página

A prática como componente curricular na formação do professor de Biologia: avanços e desafios na UFRPE

Alessandra Maria Pereira Martins da Silva, Zélia Maria Soares Jófili, Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar o potencial da Prática como Componente Curricular (PCC) para a efetiva formação do professor de Biologia. O campo de pesquisa foi o curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Foram analisados os documentos oficiais que tratam das disciplinas de PCC, entrevistados três docentes responsáveis pela regência dessas disciplinas no curso sob estudo e dez estudantes que já haviam cursado todas as disciplinas de PCC. Os resultados evidenciam que o curso investigado atende ao recomendado nas normas vigentes que regem a atividade de PCC. No entanto, com relação aos conhecimentos enfatizados e às competências mobilizadas, percebemos incoerências entre o descrito nos documentos, o discurso dos docentes e a percepção dos estudantes. Apesar dessas incoerências há o predomínio na ênfase ao conhecimento teórico do conteúdo específico e do pedagógico e a mobilização das competências pedagógicas e da reflexiva. Ficou claramente estabelecida a necessidade de ampliar a discussão a respeito do sentido da atividade de PCC na formação dos professores, além de ajustes e adequações na vivência das disciplinas de PCC, para que possam, de fato, favorecer a formação docente e atender ao perfil oficial almejado.


Palavras-chave

prática como componente curricular; perfil profissional; conhecimento; competências; formação de professores de biologia


Texto completo:

PDF

Referências


ÁLVAREZ, C. Y e GALLEGO, L. V. Planificar desde competencias para promover el aprendizaje. El reto de la sociedad del conocimiento para el profesorado universitario. Bilbao, España: Universidad de Deusto, 2006.

ARCANJO, J. G. Síntese Protéica: um estudo sobre a formação de conceitos. 2009. 130f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 009/2001 de 18 de janeiro de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. 2002a.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES 28/2001 de 18 de janeiro de 2002. Dá nova redação ao Parecer CNE/CP 21/2001, que estabelece a duração e a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. 2002b.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 1 de 18 de fevereiro de 2002. Institui diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário oficial da união, 09 de abril de 2002. Brasília, DF, 2002c.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 2 de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Diário oficial da união, 04 de março de 2002. Brasília, DF, 2002d.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES 15 de 02 de fevereiro de 2005. Solicitação de esclarecimento sobre as resoluções CNE/CP n. 1/2002, que institui diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena, e 2/2002, que institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da educação básica, em nível superior.

CARVALHO, A. M. P & GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências: Tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Ed Cortez, 2011.

DOS SANTOS, W. L. P. Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, v. 1, 2007.

DUTRA, E. F. Possibilidades para a articulação entre teoria e prática em cursos de licenciatura. 2010. 354f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal Santa Maria, Santa Maria. 2010.

FABRICIO, M. F. L., JÓFILI, Z. M. S., MARTINS, L. S. S., LEÃO, A. M. A. C. A. Compreensão das Leis de Mendel por alunos de Biologia na Educação Básica e na Licenciatura. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, v.8, p.1 - 21, 2006.

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em perspectiva, v. 14, n. 2, p. 03-11, 2000.

LIGUORI, L. M. As novas tecnologias da informação e da comunicação no campo dos velhos problemas e desafios educacionais. IN: LITWIN, EDITH (org). Tecnologia Educacional: políticas, histórias e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

LOPES, F. M. B. Ciclo celular: estudando a formação de conceitos no ensino médio. 2007.101f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. 2007.

MIRANDA, M. G. de. O professor pesquisador e sua pretensão de resolver a relação entre a teoria e a prática na formação de professores. In: O Papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 5 ed, Campinas: Papirus, 2006, p.129-143.

MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de LS Shulman. Educação, v. 29, n. 2, p. 33-50, 2004.

PEREIRA, A. F. Diagnóstico das dificuldades de articulação e sobreposição dos conceitos básicos da genética utilizando jogos didáticos. 2008. 191f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2008.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.

SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57 (1), 1987, p. 1-22.

SHULMAN. Those Who Understand: knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, p.4- 14. 1986.

ZABALZA, M. A. Competencias docentes del profesorado universitario. Calidad y desarrollo profesional. Madrid-ES: Editora Narcea, 2006, 253p.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v10i20.2295

Direitos autorais 2014 CC-BY



Creative Commons License