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A autoscopia e o desenvolvimento da autonomia docente

Diego Fogaça Carvalho, Marinez Meneghello Passos

Resumo

Neste artigo trazemos resultados sobre o uso de autoscopias no processo formativo de acadêmicos da licenciatura em matemática. As autoscopias são procedimentos de coleta de informações que visam à gravação da ação do sujeito e, na continuidade, coloca-o como avaliador de seu próprio desempenho. Em função da proposta investigativa desenvolvida e das análises realizadas, compreendemos que a autoscopia pode ser caracterizada como uma oportunidade de desenvolvimento da autonomia docente, levando o futuro professor a conhecer e a questionar suas ações quando ensina matemática. Foi possível evidenciar também que esse processo fornece condições para que o licenciando se engaje em uma situação que visa à reflexão sobre sua forma de agir, e, consequentemente, à melhoria de sua prática profissional em formação.


Palavras-chave

formação inicial de professores de matemática; autoscopia; auto-reflexão; análise textual discursiva


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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v10i20.2300

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