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Mapeamento de publicações sobre o ensino da química verde no Brasil a partir de redes sociais

Juliana Barreto Brandão, Júlia Damazio Bouzon, Taís Conceição dos Santos, Valéria Pereira, Álvaro Chrispino

Resumo

Nas últimas décadas, as questões ambientais têm merecido destaque tanto no cenário nacional quanto internacional, sendo o início da década de 1990 marcada pelo nascimento da Química Verde. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa do estado da arte sobre Química Verde na área de Ensino de Ciências e foi construído a partir da análise bibliométrica e de redes com 31 artigos selecionados a partir de pesquisa em 260 revistas nacionais indexadas em Qualis A1, A2 e B1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na área de Ensino. A partir da análise das redes e da leitura das obras mais referenciadas, pudemos entender a relevância desta área para o Ensino de Ciências brasileiro, tendo como autores mais produtivos: Carlos Alberto Marques e Vânia Zuin; referências teóricas mais buscadas: Green Chemistry - Os 12 princípios da Química Verde e sua inserção nas atividades de ensino e pesquisa e Green Chemistry: theory and practice e os autores mais citados: Wildson Santos e Paul Anastas.


Palavras-chave

química verde; ensino de química; redes sociais


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i30.5338

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