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A reflexão dos estudantes sobre a tarefa de elaborar questões de Física: um olhar ao longo do tempo

Atos Edwin Pereira da Silva Lucas, Marta Maximo Pereira

Resumo

Este artigo parte do pressuposto de que a metacognição pode ser desenvolvida na escola, por intermédio da mediação docente. Tem-se como objetivo investigar o modo como a atividade denominada “Elaboração e resolução reflexivas de questões pelos estudantes” influenciou no desenvolvimento da metacognição dos estudantes. Para tanto, estudantes de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, de uma instituição federal de ensino, realizaram tal atividade nos anos de 2014, 2015 e 2016, em aulas de Física. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com dados obtidos em entrevistas com alguns dos alunos. Conhecimentos metacognitivos e aspectos afetivos foram usados como embasamento teórico para a análise dos dados. Foi possível concluir que, mesmo conhecendo os critérios da tarefa e tendo tido a oportunidade de desenvolver estratégias para realizá-la ao longo das diferentes aplicações da atividade, a presença do conhecimento científico a ser abordado na questão é também um elemento central na realização da tarefa.


Palavras-chave

Metacognição; elaboração de questões; Física


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i29.5474

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