A reflexão dos estudantes sobre a tarefa de elaborar questões de Física: um olhar ao longo do tempo
Resumo
Este artigo parte do pressuposto de que a metacognição pode ser desenvolvida na escola, por intermédio da mediação docente. Tem-se como objetivo investigar o modo como a atividade denominada “Elaboração e resolução reflexivas de questões pelos estudantes” influenciou no desenvolvimento da metacognição dos estudantes. Para tanto, estudantes de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, de uma instituição federal de ensino, realizaram tal atividade nos anos de 2014, 2015 e 2016, em aulas de Física. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com dados obtidos em entrevistas com alguns dos alunos. Conhecimentos metacognitivos e aspectos afetivos foram usados como embasamento teórico para a análise dos dados. Foi possível concluir que, mesmo conhecendo os critérios da tarefa e tendo tido a oportunidade de desenvolver estratégias para realizá-la ao longo das diferentes aplicações da atividade, a presença do conhecimento científico a ser abordado na questão é também um elemento central na realização da tarefa.
Palavras-chave
Metacognição; elaboração de questões; Física
Texto completo:
PDFReferências
ABIB, M. L. V. S. Avaliação e melhoria da aprendizagem de Física. In: Anna Maria Pessoa de CARVALHO, A. O.; MAXIMO-PEREIRA, M. A elaboração de questões de Física por estudantes de Ensino Médio. In: Encontro de Física 2016, 2016, Natal. Anais do Encontro de Física 2016. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2016. p. 1-8.
ARANTES, V. A. A afetividade na escola - Alternativas Teóricas e Práticas. São Paulo: Summus Editorial, 2003, p. 7-12.
CACHEFFO, V. A. F. F.; GARMS, G. M. Z. A afetividade nas produções do GT 20 (Psicologia da Educação) da ANPED. In: X CONGRESSO NACIONAL DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL, 2011. Maringá. Anais do X Congresso Nacional da Psicologia Escolar e Educacional. Maringá: 2011.
CARVALHO, A. O.; MAXIMO-PEREIRA, M. A elaboração de questões de Física por estudantes de Ensino Médio. In: Encontro de Física 2016, 2016, Natal. Anais do Encontro de Física 2016. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2016. p. 1-8.
EFKLIDES, A. Metacognition and affect: What can metacognitive experiences tell us about the learning process? Educational Research Review. v. 1, p. 3–14, 2006.
FIGUEIRA, A. P. C. Metacognição. e seus contornos. Revista Iberoamericana de Educación (Online). p. 1-20, 2003. Disponível em: www.rieoei.org/deloslectores/446Couceiro.pdf. Acesso em: 03 jan. 2017.
FLAVELL, J. H. Metacognitive aspects of problem solving. In: RESNICK, L. B. (Org.). The nature of intelligence. Hillsdale, N.Y.: Lawrence Erlbaum Associates, 1976, p. 231-235.
FLAVELL, J. H.; Metacognition and cognitive monitoring. A new area of cognitive- developmental inquiry. American Psychologist, v. 34, n. 10, p. 906-911, 1979.
FLAVELL, J. H. Speculations about the nature and development of metacognition. In WEINERT, F. E.; KLUWE, R. H. (Org.). Metacognition, motivation and understanding. Hillsdale, N. Y.: Lawrence Erlbaum Associates, 1987. p. 21-29.
FLAVELL, J. H.; MILLER, H. P.; MILLER, S. A. Desenvolvimento cognitivo. Trad. Claudia Dornelles. Porto Alegre: Artmed, 1999.
GOMES, A. S. A.; ALMEIDA, A. C. P. C. Letramento científico e consciência metacognitiva de grupos de professores em formação inicial e continuada: um estudo exploratório. Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 12, n. 24, p. 53-73, 2016.
HAGUETTE, T. M. F. Metodologias Qualitativas na Sociologia. Petrópolis – RJ: Editora Vozes, 11. ed, p. 86-105, 2007.
MAHONEY, A. A.; ALMEIDA, L. R. Sentimentos e emoções: um estudo com professores do ensino superior. In: 28ª Reunião Anual da ANPED, 2005, Caxambú. Anais... Caxambu: Anped, 2005. p. 1-7.
MÁRQUEZ, C.; ROCA, M. Plantear preguntas: un punto de partida para aprender ciencias. Revista Educación y Pedagogía. v. 18, n. 45, p. 61-71, 2006.
MAXIMO-PEREIRA, M. Memória mediada na aprendizagem de física: problematizando a afirmação "Não me lembro de nada das aulas do ano passado!". 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
MAXIMO-PEREIRA, M.; ANDRADE, V. A. Autoavaliação como estratégia para o desenvolvimento da metacognição em aulas de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, n. 17, p. 663-674, 2012.
MAXIMO-PEREIRA, M.; ANDRADE, V. A. Elaboração e resolução de questões pelos estudantes: um estudo de caso acerca de aspectos cognitivos e metacognitivos. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 7, p. 1-13, 2014.
MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. 245 p.
PASSOS, M. M.; CORRÊA, N. N. G.; ARRUDA, S. M. Perfil Metacognitivo (Parte I): Uma proposta de instrumento de análise. Investigação em Ensino de Ciências, v. 22, n. 3, p. 176-191, 2017.
RIBEIRO, C. Metacognição: Um Apoio ao Processo de Aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 16, n. 1, p. 109-116, 2003.
ROSA, C. T. W.; PINHO-ALVES, J. Evocação espontânea do pensamento metacognitivo nas aulas de Física: estabelecendo comparações com as situações cotidianas. Investigações em Ensino de Ciências, v. 17, n. 1, p. 7-19, 2012.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed., São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i29.5474
Direitos autorais 2018 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.