Cabeçalho da página

O processo de ensino e aprendizagem de Limites em Assimilação Solidária

Eduardo Rafael Zimdars, Regina Helena Munhoz

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar as possíveis influências da Pedagogia da Assimilação Solidária (AS) no processo de ensino e aprendizagem de Limites em uma turma de Cálculo I. A AS é uma proposta alternativa de ensino, contrapondo o ensino tradicional de matemática, proporcionando que os estudantes recebam bônus, em notas, pelo trabalho de aprendizagem realizado em grupo, sem relação com a nota da avaliação. O trabalho de aprendizagem se dá pelo tempo que o grupo permaneceu discutindo e resolvendo situações-problema, sem considerar quantos problemas resolveu corretamente. Para determinar as formas de promoção e avaliação é necessário um contrato de trabalho, discutido e aprovado pela maioria dos estudantes de forma democrática. O trabalho de aprendizagem de cada aula é baseado em uma ficha de trabalho, composta por problemas sobre o tema abordado. Neste artigo, analisamos as atividades sobre limites, aplicada com 37 estudantes de uma turma de Cálculo I de uma universidade pública de Santa Catarina. Os dados foram compostos pela ficha de trabalho e pelas intervenções do professor-pesquisador durante a aplicação da proposta. Com os resultados percebemos que a intervenção foi satisfatória para a compreensão dos conceitos abordados e para autonomia de aprendizagem dos estudantes.


Palavras-chave

assimilação solidária; limites; intervenção em sala de aula


Texto completo:

PDF

Referências


BALDINO, R.R. Assimilação Solidária onze anos depois. Grupo de Pesquisa-Ação em Educação Matemática. Unesp: Rio Claro, 1994.

BALDINO, R.R. Assimilação Solidária. Grupo de Pesquisa-Ação em Educação Matemática. Unesp: Rio Claro, 2001.

BALDINO, R.R. Assimilação Solidária: escola, mais-valia e consciência cínica Educação em Foco, Juiz de Fora, Editora da UFJF, v.3, n. 1, p. 39-65, mar. /ago. 1998.

BALDINO, R.R. Normas da Assimilação Solidária. Grupo de Pesquisa-Ação em Educação Matemática. Unesp: Rio Claro, 1995.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 1977.

BOGDAN, R.C; BIKLEN, S.K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução a teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

D’AMBROSIO, B. Como Ensinar Matemática Hoje? SBEM, Brasília, ano 2, n.2, p.15-19, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, ed. 17, 1987.

SANTOS, J.R; DALTO, J.O. Sobre a análise de conteúdo, análise textual discursiva e análise narrativa: investigando produções escritas em matemática. Anais do V seminário internacional de pesquisa em Educação Matemática. Rio de Janeiro, 2012.

SILVA, M.R.G. Avaliação e trabalho em grupo em assimilação solidária: análise de uma intervenção. Rio Claro, 1997. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista.

VIEIRA, A. F. Ensino do Cálculo Diferencial e Integral: das técnicas ao humans-with-media. 2013. 204 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

ZIMDARS, E.R. Pedagogia da Assimilação Solidária: Desafios e Possibilidades no Processo de Ensino e Aprendizagem de Limites. 203 f. Dissertação (Mestrado) - Pós-graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i34.5826

Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License