O processo de ensino e aprendizagem de Limites em Assimilação Solidária
Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar as possíveis influências da Pedagogia da Assimilação Solidária (AS) no processo de ensino e aprendizagem de Limites em uma turma de Cálculo I. A AS é uma proposta alternativa de ensino, contrapondo o ensino tradicional de matemática, proporcionando que os estudantes recebam bônus, em notas, pelo trabalho de aprendizagem realizado em grupo, sem relação com a nota da avaliação. O trabalho de aprendizagem se dá pelo tempo que o grupo permaneceu discutindo e resolvendo situações-problema, sem considerar quantos problemas resolveu corretamente. Para determinar as formas de promoção e avaliação é necessário um contrato de trabalho, discutido e aprovado pela maioria dos estudantes de forma democrática. O trabalho de aprendizagem de cada aula é baseado em uma ficha de trabalho, composta por problemas sobre o tema abordado. Neste artigo, analisamos as atividades sobre limites, aplicada com 37 estudantes de uma turma de Cálculo I de uma universidade pública de Santa Catarina. Os dados foram compostos pela ficha de trabalho e pelas intervenções do professor-pesquisador durante a aplicação da proposta. Com os resultados percebemos que a intervenção foi satisfatória para a compreensão dos conceitos abordados e para autonomia de aprendizagem dos estudantes.
Palavras-chave
assimilação solidária; limites; intervenção em sala de aula
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i34.5826
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