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Educação Ambiental crítica e arte participativa: a construção de reflexão e ação em uma escola da Baixada Fluminense

Luciana Simões Rodrigues Nunes, Alexandre Maia do Bomfim, Giselle Roças de Souza Fonseca

Resumo

Este artigo integra parte de uma pesquisa maior intitulada “Educação Ambiental e Arte Participativa: questões socioambientais através da sensibilidade e criticidade”. Aqui, apresenta uma reflexão sobre as contribuições que a Educação Ambiental Crítica associada à arte participativa pode trazer para a formação específica de estudantes, no que se refere à temática ambiental. O contorno desta investigação se deu por meio de uma prática que uniu elementos cognitivos e afetivos, a partir da análise de questões locais, promovendo a participação coletiva e cooperativa dos envolvidos, a partir da experiência estética e da capacidade questionadora. A metodologia caracterizou-se por uma abordagem qualitativa, com os princípios de uma pesquisa participante, aplicada em duas turmas de ensino médio de uma escola estadual da Baixada Fluminense, num intervalo de três meses. Foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados – observação e desenhos produzidos pelos alunos – que possibilitaram analisar as representações e a imaginação dos educandos sobre o ambiente que os cerca. Avaliando as atividades e produções ao longo deste trabalho, levamos os alunos para uma observação crítica de seu ambiente, sob uma perspectiva social e histórica, promovendo um aprendizado com significativo potencial de transformação, deslocando conteúdos, que normalmente são abordados de forma generalista e descontextualizada, para a realidade dos educandos.


Palavras-chave

ciência e arte; educação ambiental crítica; ensino médio; educação ambiental e arte


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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v14i30.5921

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