Cabeçalho da página

A terminologia linguagem matemática no ensino da matemática: reflexão em tese do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática

Katia Luciane Macedo Martins, Thiago Henrique Bragato Barros, João Batista Ernesto de Moraes, Marise Teles Conduru

Resumo

Analisa a aplicação do ensino na Matemática no discurso da tese defendida no Programa de Educação em Ciências e Matemática Científica, no período de 2015. A metodologia da pesquisa foi por meio do levantamento bibliográfico e como recurso tecnológico fez-se uso da extração do documento eletrônico na plataforma do Repositório Institucional da Universidade Federal do Pará (RIUFPA) e da Base de teses do Programa, como prova de certificação e leitura do documento eletrônico e também no sistema Pergamum utilizado pelo SIBI/UFPA, com intuito de pesquisar o termo linguagem matemática em estudo no mencionado trabalho. Comenta o conceito do termo adotado e a origem da ciência matemática. Ao final do artigo, apresenta a análise do discurso utilizando elementos essenciais como: resumo, introdução e conclusão do autor da tese, mostrando o sentido do texto, que se reporta à Linguagem Matemática para o ensino e suas aplicabilidades em sala de aula. A análise do discurso teve como orientação teórica renomados autores citados no texto, que se encontram ao final do artigo nas referências.


Palavras-chave

Ensino da matemática; Análise do discurso; Linguagem matemática.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i34.6347

Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License