Saberes para a docência e para a pesquisa desenvolvidos em uma disciplina da licenciatura em Química
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo conhecer quais saberes podem ser desenvolvidos, para a pesquisa e para a docência, numa disciplina de iniciação à pesquisa no ensino de química em um curso de licenciatura. Para atingir tal objetivo foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os dados foram constituídos por meio de questionários aplicados aos licenciandos do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal do Paraná participantes da disciplina de Práticas Pedagógicas: Projetos Integrados II. Os dados foram analisados utilizando a Análise Textual Discursiva, tendo como categorias a priori os saberes docentes de Gauthier et al. e como categorias a posteriori cinco saberes para a pesquisa que emergiram da análise dos questionários. Constatou-se que o saber docente mais estimulado durante a disciplina foi o saber da ação pedagógica e os saberes para a pesquisa mais citados pelos licenciandos foram o específico e o prático
Palavras-chave
saberes docentes; saberes para a pesquisa; professor-pesquisador
Texto completo:
PDFReferências
AIRES, J. A.; TOBALDINI, B. G. Os saberes docentes na formação de professores de química participantes do PIBID. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 272-282, nov. 2013.
ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso: seu potencial na educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 49, p. 51-54, maio 1984.
ALMEIDA, P. C. A.; BIAJONE, J. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 281-295, maio/ago. 2007.
FLICK, U. Pesquisa qualitativa: por que e como fazê-la. In: FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009, p. 20-38.
GALIAZZI, M. C. Educar pela Pesquisa-Ambiente de Formação de Professores. Ijuí: Unijuí, 2003.
GAUTHIER, C.; MARTINEAU, S.; DESBIENS, J. F.; MALO, A.; SIMARD, D. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2013.
GIL; A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.
GUIMARAES, V. S. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. 5. ed. Campinas: Papirus, 2010.
LUDKE, M. O professor, seu saber e sua pesquisa. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXII, n. 74, p. 77-96, abr. 2001.
MALDANER, O. A. A pesquisa como perspectiva de formação continuada do professor de química. Química Nova, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 289-292, mar./abr. 1999.
MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química: professores pesquisadores. Ijuí: Unijuí, 2000.
MASSI, L.; GIORDAN, M. A formação do pesquisador e do professor no ensino de ciências como sistemas de atividades. Enseñanza de las Ciencias, Vigo, n. extraordinário, p. 2769-2773, 2017.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2013.
MOREIRA, M. A. O professor-pesquisador como instrumento de melhoria do ensino de ciências. Em Aberto, Brasília, v. 7, n. 40, p. 43-54, out./dez. 1988.
NUNES, C. M. F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXII, n. 74, p. 27-43, abr. 2001.
NUNES, D. R. P. Teoria, pesquisa e prática em educação: a formação do professor pesquisador. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 1, p. 97-107, jan./abr. 2008.
OLIVEIRA, D. X.; CHAPANI, D. T. A pesquisa na formação em exercício de professores de ciências e biologia. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 19, p. 1-21, 2017.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, p. 5-24, jan./abr. 2000.
TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 215-233, 1991.
TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXI, n. 3, p. 209-244, dez. 2000.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i34.6562
Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.