Formação de professores de Biologia e a leitura semiológica de cartuns da Revista Ciência Hoje das Crianças
Resumo
A formação de professores no Brasil vem passando por contínuas e complexas transformações e têm, cada vez mais, exigido posturas atreladas ao nosso tempo. Formar jovens professores para que compreendam mensagens – de quaisquer naturezas – de forma crítica está previsto, enquanto competência profissional, em documento internacional da UNESCO, contudo, o desenvolvimento desta, remete a uma reestruturação curricular nos cursos de licenciatura em todo o país. Os cursos de licenciatura tem repertório docente para a compreensão de competências voltadas à Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), como proposto pela UNESCO? Nossos objetivos neste trabalho de pesquisa foram: (a) investigar e apresentar concepções de professores em formação acerca de um cartum publicado em suplemento da Revista Ciência Hoje das Crianças voltado ao público infanto-juvenil e (b) apresentar uma análise semiológica estrutural de elementos imagéticos constante do mesmo cartum a partir do referencial teórico barthesiano. Os resultados sugerem que: (a) licenciados e licenciandos realizaram, em sua maioria, uma leitura sem profundidade do cartum apresentado; (b) o cartum, de modo geral, realiza por si mesmo uma “leitura de sociedade” tal qual a visão do autor que o produziu.
Palavras-chave
semiologia; imagem; cartum
Texto completo:
PDFReferências
BANKS, M. Dados visuais para a pesquisa qualitativa. Porto Alegre: ArtMed, 2009. 176p.
BARBOSA, G. G.; RABAÇA, C.A.; Dicionário de comunicação. São Paulo: Ática. 1998.
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Lisboa: Edições 70, 2015.
BARTHES, Roland. A aventura semiológica, São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BARTHES, Roland. A Câmera Clara, Porto: Edições 70, 2010.
BARTHES, Roland. Elementos de Semiologia, Porto: Edições 70, 2005.
BARTHES, Roland. Inéditos. Imagem e Moda - Volume 3, São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BARTHES, Roland. O sistema da moda, São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BARTHES, Roland. Le texte et l’image. [Paris], Pavillon des arts, 7 mai-3 août, 1986. [Paris]
BELL, Philip. Content analysis of visual images. In: VAN LEEUWEN, Theo & JEWITT, Carey. The handbook of visual analysis (pp. 10-34). London: SAGE Publications Ltd., 2004.
BENJAMIN, Walter. Estética e sociologia da arte. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
BNCC. Base Nacional Curricular Comum. Ministério da Educação, 2017. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf Acesso em 20.01.2018.
CAMPOS, Maria Teresa Cardoso de. O homem é um animal que cria códigos. E-COM (Belo Horizonte), v. 2, p. 1-3, 2008.
CAMPOS, Maria Teresa Cardoso de; SALLES, Vanessa Madrona Moreira; FONSECA, Marília Lima; FIGUEIREDO, Daniel Fortes de. Argumentação ética: campanha educativa do Jornal do ônibus. Revista de Estudos da Comunicação, v. 10, p. 85-90, 2009.
CAMPOS, Maria Teresa Cardoso de; SALLES, Vanessa Madrona Moreira; FONSECA, Marília Lima; FIGUEIREDO, Daniel Fortes de. Uma leitura semiológica: campanha educativa do Jornal do Ônibus. E-COM (Belo Horizonte), v. 2, p. 1 n.5, 2009.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
COELHO DE SOUZA, Marcela. A vida material das coisas intangíveis. Em: Conhecimento e cultura: práticas de transformação no mundo indígena. pp.97-118. Brasília: Athalaia, 2010.
CORRÊA, Mariana Rocha Amarante. Divulgação científica na internet: um estudo de caso sobre a Ciência Hoje das Crianças Online. 2015. 148p. Dissertação de Mestrado. (Mestre em Ensino em Biociências e Saúde). Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro.
GOMES, Paulo César; SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de; CODATO, Marcos Vinicius. “O C de colonizador é análogo ao C de cartum?”: uma análise de cartuns presentes na seção curiosidades da revista Ciência Hoje das crianças. Revista Eletrônica de Educação, v. 13, n. 3, p. 1058-1081, 2019.
GOUVÊA, Guaracira. A Divulgação Científica para Crianças: O caso da Ciência Hoje das Crianças. 2000. p.305. Tese (Doutorado em Educação Gestão e Difusão Em Biociências). Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, 2000.
GOUVÊA, Guaracira. A revista Ciência Hoje das Crianças e práticas de leituras do público infantil. Em: MASSARANI, L. (Organiz.) O pequeno cientista amador: a divulgação científica e o público infantil. Rio de Janeiro: Vieira e Lent. 2005. p. 47-57.
GOUVÊA, Guaracira. Redes cotidianas e os museus de ciências. Parcerias Estratégicas. Brasília, n. 11, p.169-174, 2001.
JOLY, Martine. A imagem e os signos. Lisboa: Edições 70, 2005.
LEAL P.H.; REALI, A.M.M.R.; Indicadores de desenvolvimento profissional da docência: construção, avaliação e usos. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 26, n. 61, p. 82-122, jan./abr. 2015.
MASSARANI, Luísa. Reflexões sobre a divulgação científica para crianças. Em: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 22, 1999. Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Intercom, p.1-5, 1999.
MEC. Ministério de Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1998b.
MEC. Ministério de Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 126p. 1998a.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-210, 2003.
MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.
MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2016, 264p.
NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Perspectiva, [1978] 2016.
OLÍMPIO, Ana Filipa Pereira Miguel. Uma caricatura de país. (Mestrado em Desenho). 2013. Universidade de Lisboa. Faculdade de Belas Artes.
OLIVEIRA NEVES, Lino João de. Volta ao começo: demarcação emancipatória de terras indígenas no Brasil. Universidade de Coimbra, 2012. Tese.
PEREIRA, Ana Rita Rodrigues. C de capitalismo é análogo do C de cartoon: uma análise de conteúdo de cartoons. 2015. Dissertação de Mestrado. (Mestrado em Sociologia). Universidade do Porto. 196p. Universidade do Porto – UP. Porto, Portugal, 2015.
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
ROSE, Gillian. Visual methodologies: An Introduction to the Interpretation of visual materials. London: SAGE, 2002. 229p.
SANTOS, I. A. dos. A responsabilidade da escola na eliminação do preconceito racial: alguns caminhos. In: CAVALLEIRO, E. (Org.). Racismo e anti-racismo na educação. São Paulo: Summus, 2001. p. 97-114.
SHAW, M Matthew J. Drawing on the collections. Journalism Studies, 8 (5), 742–754. 2007.
SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de. Mídia-educação na formação de professores: a experiência da Universidade Federal do Triângulo Mineiro a partir da proposta da UNESCO. IN: ELEÁ, I. (Ed.) Agentes e Vozes: um Panorama da Mídia-Educação no Brasil, Portugal e Espanha. Suécia: The International Clearinghouse on Children, Youth and Media, 2014. http://www.nordicom.gu.se/sites/default/files/publikationer-hela-pdf/yearbook_2014.pdf. Acesso em: 05.02.2018.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia da Letras, 2004.
UNESCO. WILSON, C. et al. Alfabetização Midiática e Informacional: currículo para a formação de professores, Brasília: UNESCO, UFTM, 2013.
XAVIER, Caco. Aids é coisa séria! - humor e saúde: análise dos cartuns inscritos na I Bienal Internacional de Humor, 1997. Hist. Cienc. Saude - Manguinhos, Rio de Janeiro, v.8, n.1, pp.193-221, Junho, 2001.
DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v15i34.6820
Direitos autorais 2019 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.