Cabeçalho da página

Mitos e verdades sobre a Razão Áurea: contribuições da utilização de informações históricas na formação de professores

Ana Caroline Frigéri Barboza, Érica Gambarotto Jardim Bergamim, Lucieli M. Trivizoli

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo identificar como informações históricas podem contribuir para a formação docente no que se refere ao conteúdo Razão Áurea. Dessa forma, no referencial teórico, discute-se sobre a relevância da postura investigativa do professor e as contribuições que a utilização da história da matemática propicia à formação deste profissional, bem como a respeito de alguns aspectos da Razão Áurea. Para tanto, foi realizada uma implementação que envolveu a utilização da história da matemática, a fim de trabalhar o conteúdo Razão Áurea com alunos do 4º ano do curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição pública de ensino. Neste trabalho, o enfoque foi direcionado para o estudo dos mitos e verdades concernentes à Razão Áurea durante o planejamento da implementação, bem como para as discussões dos alunos em um momento posterior. A pesquisa é de natureza qualitativa, baseada na observação participante para coleta dos dados e na categorização mista, para análise do que fora constituído. Conclui-se que a utilização de informações históricas acerca do conteúdo Razão Áurea propiciou manifestações críticas, de modo que as professoras pesquisadoras e os alunos em formação inicial tiveram a oportunidade de desconstruir determinadas crenças impregnadas e disseminadas na história.


Palavras-chave

história na educação matemática; formação docente; razão áurea; mitos e verdades


Texto completo:

PDF

Referências


BOYER, C. B. História da matemática. Tradução de Elza F. Gomide. 3ª edição. São Paulo: Blucher, 2010.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em: 01 ago. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Proposta de Diretrizes para a formação inicial de professores da educação básica, em cursos de nível superior. 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/basica.pdf. Acesso em: 01 ago. 2019.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Parecer CNE/CES nº 1.302/2001, Brasília, 06 nov. 2001b. In: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 05 mar. 2002, seção 1, p. 15. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf. Acesso em: 01 ago. 2019.

BROWNLEE, J. The Golden Ratio: Design’s Biggest Myth. 2015. Disponível em: https://www.fastcompany.com/3044877/the-golden-ratio-designs-biggest-myth. Acesso em: 25 ago., 2019.

D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: uma reflexão sobre o estado da arte. Revista Pro-posições, Campinas (SP), v. 4, n.1, mar.1993.

D’AMBROSIO, U. Prefácio. In: BORBA, M. de C.; ARAÚJO, J. de L. Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

EVES, H. Introdução à História da Matemática. Tradução: Hygino H. Domingues. 5ª edição. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3ª edição. Campinas, SP: Autores Associados. 2012.

GARCIA, V. C. V. Fundamentação teórica para as perguntas primárias: O que é matemática? Por que ensinar? Como se ensina e como se aprende? Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 2, p. 176-184, maio/ago. 2009.

LAURO, M. M. A razão áurea e os padrões harmônicos na natureza, artes e arquitetura. Exacta. São Paulo, v. 3, p. 35-48, 2005.

LIVIO, M. Razão Áurea: a história de Fi, um número surpreendente. Tradução de Marco Shinobu Matsumura. Rio de Janeiro: Record. 2006.

MACHADO, S. R. A; TRIVIZOLI, L. M. História da matemática prescrita em documentos curriculares para o ensino fundamental. Temporis[ação], Goiás, v. 18, n. 2, p. 159-178, jul./dez. 2018. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/temporisacao/article/view/7954. Acesso em: 25 ago. 2019.

MENDES I. A.; CHAQUIAM, M. História nas aulas de matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. Belém: SBHMat, 2016.

MIGUEL A.; MIORIM M. A. História na Educação Matemática: Propostas e Desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

RHEA, V. C. O uso da história da matemática nas produções do programa de desenvolvimento educacional (PDE) do Paraná. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática). Universidade Estadual de Maringá.

TRIVIZOLI, L. M. Um panorama para a investigação em história da matemática: surgimento, institucionalização, pesquisas e métodos. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão (PR), v.5, n.8, p.189-212, jan./jun. 2016.

TZANAKIS, C.; ARCAVI, A. Integrating history of mathematics in the classroom: na analytic survey. In: FAUVEL, John; VAN MAANEN, Jan (Ed.). History in Mathematics Education: The ICMI Study. Netherlands: Springer, 2000. p. 201-240.

VALENTE, W.; MENDES, C. A pesquisa sobre os saberes profissionais do professor que ensina matemática. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e em Matemática. Especial Saberes profissionais do professor que ensina matemática. Belém (PA), v. 14, n. 31, p. 01-02, mar./out. 2018.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i37.7626

Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License