Cabeçalho da página

Organizadores prévios no processo de ensino de Física: o que dizem os periódicos da área

Ingridy Loreian, Luiz Marcelo Darroz, Cleci Teresinha Werner da Rosa

Resumo

A investigação relatada buscou identificar, na produção científica brasileira, os materiais utilizados como organizadores prévios em propostas que visam promover aprendizagens significativas de conceitos físicos. Mais especificamente, aborda-se o modo como a aplicação de organizadores prévios no processo de ensinar Física é apresentada em artigos de periódicos nacionais com Qualis A1 e A2, disponíveis on-line no sistema de avaliação da Capes, Área de Ensino, entre o ano de 2008 e o primeiro semestre de 2019. Dos artigos encontrados, seis continham a expressão “organizadores prévios” no título, resumo e/ou nas palavras-chave, sendo incluídos no estudo. Todos foram analisados e classificados considerando os materiais utilizados como organizadores prévios e a sua aplicação no ensino de Física. Como resultado, verificou-se a predominância do uso de recursos tecnológicos para esse fim.


Palavras-chave

organizadores prévios; ensino de física; teoria da aprendizagem significativa; aprendizagem significativa


Texto completo:

PDF

Referências


AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph Donald; HANESIAN, Helen. Educational psychology: a cognitive view. 2. ed. New York: Holt Rinehart and Winston, 1978.

AZEVEDO, Roberto Luiz de. Uso de organizadores prévios na aprendizagem significativa do eletromagnetismo. Acta Scientiae, v. 15, n. 2, p. 304-320, maio/ago. 2013.

CARDOSO, Stenio Octávio de Oliveira; DICKMAN, Adriana Gomes. Simulação computacional aliada à Teoria da Aprendizagem Significativa: uma ferramenta para ensino e aprendizagem do efeito fotoelétrico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. Especial 2, p. 891-934, out. 2012.

CHAVES, Alaor; SHELLARD, Ronald Cintra (Eds.). Física para o Brasil: pensando o futuro. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2005.

CUTRER, William B.; CASTRO, Danny; ROY, Kevin M.; TURNER, Teri L. Use of an expert concept map as an advance organizer to improve understanding of respiratory failure. Medical Teacher, v. 33, n. 12, p. 1018-1026, 2012.

DARROZ, Luiz Marcelo; TREVISAN, Thais Lorençato; ROSA, Cleci Teresinha Werner da. Estratégias de aprendizagem: caminhos para o sucesso escolar. Amazônia: Revista de Educação em Ciência e Matemáticas, v. 14, n. 29, p. 93-109, jan/jun. 2018.

JOYCE, Bruce R; WEIL, Marsha. Models of teaching. 5. ed. Boston: Massachusetts: Allyn and Bacon, 1996.

MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano; MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo: Vetor, 2008.

MENEZES, Ana Paula Sá; KALHIL, Josefina Barrera. História das Ciências e TIC: organizador prévio no processo ensino-aprendizagem de Física na Amazônia. ARETÉ – Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 2, n. 3, p. 144-150, 2009.

MILLERSON, Gerald. Video production handbook. 3. ed. Great Britain: Focal Press, 2001.

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa, organizadores prévios, mapas conceituais, diagramas V e unidades de ensino potencialmente significativas. Material de apoio para o curso Aprendizagem Significativa no Ensino Superior: Teorias e Estratégias Facilitadoras. PUCPR, 2012-2013. Disponível em: https://www.passeidireto.com/arquivo/65504286/ausubel-aprendizagem-significativa-organizadores-previos-e-mapas-conceituais-moreira. Acesso em: 17 out. 2019.

MOREIRA, Marco Antonio. Organizadores Previos y Aprendizaje Significativo. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/ORGANIZADORESesp.pdf. Acesso em: 06 ago. 2020.

MOREIRA, Marco Antonio. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, set./dez. 2018.

MOREIRA, Marco Antonio; MASINI, Elcie Aparecida Fortes Salzano. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2006.

PEREIRA, Moisés Lobo D’Almada Alves; OLENKA, Laudileni; OLIVEIRA, Paloma Emanuelle Duarte Fernandes. Física em ação através de tirinhas e histórias em quadrinhos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 3, p. 896-926, dez. 2016.

RIBEIRO, João Rafael; SILVA, Sani de Carvalho Rutz da; KOSCIANSKI, André. Organizadores prévios para aprendizagem significativa em Física: o formato curta de animação. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 14, n. 3, p. 167-183, set./dez. 2012.

SANCHES, Waltrudes Everton; SCHIMIGUEL; Juliano. Animações interativas como organizadores prévios para o ensino da Física. Acta Scientiae, v. 14, n. 3, p. 439-455, set./dez. 2012.

SILVA, Sani de Carvalho Rutz da; SCHIRLO, Ana Cristina. Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel: reflexões para o ensino de Física ante a nova realidade social. Imagens da Educação, v. 4, n. 1, p. 36-42, 2014.

STONE, Carol Leth. A Meta-Analysis of Advance Organizer Studies. Journal Reading World, v. 22, n. 1, p. 194-199, 2015.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i37.7690

Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License