Magnitude Studium: um micromundo para o ensino de área e perímetro
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo explicitar uma parte do percurso de concepção e desenvolvimento de um micromundo denominado de Magnitude Studium (MS), que foi desenvolvido e validado em nossa tese de doutorado (SILVA, 2019), como um suporte ao professor para o ensino de área e perímetro. A fundamentação teórico-metodológica contou com os pressupostos da Engenharia Didático-Informática desenvolvida por Ricardo Tibúrcio que alia aspectos da Engenharia Didática estudada e divulgada por Michele Artigue à Engenharia de Software explanada nos textos de Roger S. Pressman. Nela, discutimos a abordagem de área como grandeza das pesquisadoras francesas Régine Douady e Marie-Jeanne Perrin-Glorian. Em seguida, realizamos uma revisão de literatura com pesquisas nacionais que vêm corroborando com esse tratamento. Tal estudo nos permitiu elencar requisitos pertinentes ao novo micromundo para o ensino e aprendizagem de área e perímetro. Por fim, apresentamos a primeira versão do protótipo, o funcionamento de suas ferramentas e menus, como também, seu diferencial em relação a um software de geometria belga intitulado de Apprenti Géomètre 2 do qual vem nossa motivação para o desenvolvimento do MS.
Palavras-chave
área, engenharia didático-informática, engenharia de software educativo
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DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i37.7776
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