Cabeçalho da página

Estudo imagético sobre microrganismos na web

Laura Oestreich, Eduarda Taís Breunig, Elgion Lucio da Silva Loreto, Andréa Inês Goldschmidt

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi identificar concepções que perpassam as imagens de microrganismos, disponibilizadas on-line, avaliando se estas contribuem para a construção adequada, reducionista ou equivocada do ensino em microbiologia. O estudo, de caráter qualitativo, orientou-se pelo enfoque exploratório, utilizando como metodologia a construção de um banco de imagens selecionadas por meio da ferramenta Google Imagens de pesquisa na web. Foram analisadas 1421 imagens agrupadas pelas palavras-chave: “microrganismos” e “micro-organismos”, originando onze categorias de análise. Os resultados indicam que nas imagens on-line os microrganismos são lembrados por sua nocividade para a saúde humana. Em contrapartida, revelam uma escassez de recursos imagéticos no que tange aos benefícios proporcionados pelos microrganismos. Tal resultado contribui para uma concepção equivocada, cabendo ao professor utilizar as imagens de forma crítica e responsável.


Palavras-chave

ensino de ciências; material didático; cultura imagética; internet


Texto completo:

PDF

Referências


ALCAMO, E..; ELSON, L. M. Microbiologia: um livro para colorir. São Paulo: Roca, 2004.

BARBOSA, F. G.; OLIVEIRA, N. C. de. Estratégias para o Ensino de Microbiologia: uma Experiência com Alunos do Ensino Fundamental em uma Escola de Anápolis-GO. UNOPAR Científica, Ciências Humanas e Educação, Londrina, v. 16, n. 1, p. 5-13, jan. 2015.

BARBOSA, F. H. F.; BARBOSA, L. P. J. de L. Alternativas metodológicas em microbiologia – viabilizando atividades práticas. BioTerra: Revista de biologia e ciências da terra, v.10, n.2, p.134-143, 2010.

BARCA, L. As múltiplas imagens do cientista no cinema. Comunicação & Educação, São Paulo, v.10, n. 1, p.31-39, 2005.

BERNARDI, G. et al. Concepções prévias dos alunos dos anos iniciais sobre microrganismos. Revista Ciências & Ideias, v. 10, p. 55-69, 2019.

BIZERRA, A. et al. Crianças pequenas e seus conhecimentos sobre Microrganismos. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Em Ciências, 2009, Florianópolis. Atas.... Florianópolis: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. 2009. p. 1-12.

BORGES, M. E. L. História & fotografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

BREUNIG, E. T.; AMARAL, A. S.; GOLDSCHMIDT, A. I. História da ciência: revelando concepções fragmentadas a partir de imagens de cientistas. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, [S.l.], v. 15, n. 33, p. 134-150, jun. 2019.

CÂNDIDO, M. dos S. C. et al. Microbiologia no ensino médio: analisando a realidade e sugerindo alternativas de ensino numa escola estadual paraibana. Ensino, Saúde e Ambiente – p. 57-73, abr., 2015.

CASSANTI, A. C. et al. Microbiologia democrática: estratégias de ensino-aprendizagem e formação de professores. São Paulo, 2008. Disponível em: http://botanicaonline.com.br/geral/arquivos/Cassantietal2008%20microbiologia.pdf. Acesso em: 23 de set, 2019.

DIAS, Â. Á. C.; MOURA, K. da S. Um mundo de imagens: inclusão do gênero discursivo imagético no processo de aprendizagem. Revista de Estudos da Comunicação. Curitiba, v. 11, n. 24, p. 57-64, jan./abr. 2010.

FLORES, L. E.; HERMEL, E. E. S. A microbiologia sob uma perspectiva histórica nos livros de ciências e de biologia publicados no Brasil no século XX. In: VII Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica – Habitats de Inovação e Desenvolvimento. 7., 2017, Erechim. Anais... Erechim: Universidade da Federal da Fronteira Sul, 2017. p. 1-4.

FRAGA, F. B. F. F.; ROSA, R. T. D. da. Microbiologia na revista Ciência Hoje das Crianças: análise de textos de divulgação científica. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 1, p. 199-218, 2015.

GAMBOA, S. S. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Chapecó SC: Argos, 2012.

GASPAR, M. D. Cultura: comunicação, arte, oralidade na pré-história do brasil. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia. São Paulo, nº 14, p.153-168, 2004.

GOMES, P. C.; SIQUEIRA, A. B. de. Formação de professores de Biologia e a leitura semiológica de cartuns da Revista Ciência Hoje das Crianças. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, [S.l.], v. 15, n. 34, p. 151-164, dez. 2019.

JOLY, M. Introdução à Análise da Imagem. Lisboa: Ed.70, 2007.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 1996, 2006.

LADEIA, M. J. F.; ROYER, M. R. Bactérias: sua importância à vida na Terra. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE (artigos). Cadernos PDE. Paraná, 2014.

LOPES, L. A. et al. O uso de tablets como ferramenta para verificar as concepções sobre insetos construídas por estudantes do 7° ano do ensino fundamental. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 10., 2015, Águas de Lindóia. Atas... Águas de Lindóia: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. 2015.

MADIGAN, M. T. et al. Microbiologia de Brock. Traduzido de Brock Biology of Microorganisms. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MOREIRA, M. A. Pesquisa em ensino: aspectos metodológicos. Actas del PIDEC: textos de apoio do Programa Internacional de Doutorado em Ensino de Ciências da Universidade de Burgos. Porto Alegre, v. 5, p. 101-136. 2003.

NAVARRO, T. E. M. Utilização didática de imagens por formadores de futuros professores de ciências. 2013. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

OVIGLI, D. F. B.; SILVA, E. B. da. Microrganismos? Sim, na saúde e na doença! Aproximando universidade e escola pública. In. I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2009, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2009.

PICCININI, C. L. Imagens no ensino de Ciências: uma imagem vale mais do que mil palavras? In: MARTINS, I.; GOUVÊA, G.; VILANOVA, R. (Ed.). O livro didático de Ciências: contextos de exigência, critérios de seleção, práticas de leitura e uso em sala de aula. Rio de Janeiro: [s.n.], 2012.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, H. C. da et al. Cautela ao usar imagens em aulas de ciências. Ciência e Educação, Bauru, v. 12, n. 2, p. 219-233, 2006.

SILVA, J. M. da; JÚNIOR, Á. L. A elaboração do conhecimento sobre bactérias por alunos do ensino médio nas aulas de biologia. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE (artigos). Cadernos PDE. Paraná, v.01, 2013.

SILVEIRA, C. L. A visão antropocêntrica em uma revista de divulgação científica para crianças. 2013. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

SOUZA, S. dos S. O livro didático e as influências ideológicas das imagens: por uma educação que contemple a diversidade social e cultural. 2014. 188 f. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2014.

TOMIO, D. et al. As Imagens no Ensino de Ciências: O que dizem os estudantes sobre elas? Caderno pedagógico. Lajeado. v. 10, n. 1, p. 25-40, 2013.

TORTORA, G. J.; FUNKE, B. R.; CASE, C. L. Microbiologia. Porto Alegre: Artmed, 2010.

ZOMPERO, A. de F. Concepções de alunos do ensino fundamental sobre microorganismos em aspectos que envolvem saúde: implicações para o ensino aprendizagem. Experiências em Ensino de Ciências. Porto Alegre. v. 4, n. 3, p. 31-42. 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i37.8486

Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License