Cabeçalho da página

Controvérsias sociocientíficas: análise comparativa entre Brasil e Portugal

Carla Krupczak, Joanez Aparecida Aires, Pedro Guilherme Rocha dos Reis

Resumo

A discussão de controvérsias sociocientíficas é uma das estratégias didáticas que podem estimular o desenvolvimento da alfabetização científica. Mas, essa abordagem é utilizada da mesma forma e com os mesmos objetivos em diferentes contextos educacionais? Pensando nisto, este trabalho tem como objetivo analisar como as controvérsias sociocientíficas são abordadas nas pesquisas brasileiras e portuguesas, buscando identificar as semelhanças e diferenças dos dois contextos educacionais e de pesquisa. Os dados foram constituídos no Brasil e em Portugal, a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e do site do repositório do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, respectivamente. Os resultados mostram que os pesquisadores portugueses usam a discussão de controvérsias sociocientíficas, sobretudo, para desenvolver competências para a cidadania e ativismo. Já as investigações brasileiras têm como objetivo, principalmente, a aprendizagem dos conteúdos científicos. Isto pode estar relacionado com a menor qualidade da educação básica brasileira, por vários motivos, que vão desde as lacunas na formação dos professores até a pouca valorização da profissão docente.


Palavras-chave

controvérsias sociocientíficas; pesquisas brasileiras; pesquisas portuguesas


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, P.; CÉSAR, M. Contributos da interacção entre pares, em aulas de ciências, para o desenvolvimento de competências de argumentação. Interacções, n. 6, p. 163-196, 2007.

ALMEIDA, M. T.; GUIMARÃES, M. A. Raciocínio moral em questões sociocientíficas: argumentação de licenciados de ciências sobre a eutanásia. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 15, n. 34, p. 80-95, jul./dez. 2019.

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Revista Ensaio, v. 3, n. 1, p. 122-134, jul./dez. 2001.

CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS (CGEE). Percepção pública de C&T no Brasil: resumo executivo. Brasília, 2019. Disponível em: https://www.cgee.org.br/documents/10195/734063/CGEE_resumoexecutivo_Percepcao_pub_CT.pdf. Acesso em: 8 abril 2020.

COSTA, B. C. C. Abordagem investigativa e questões sociocientíficas como proposta de alfabetização científica no ensino de biologia. 2018. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

ESPÍRITO SANTO, M.; REIS, P. Utilização de Blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de Ciências da natureza. Caderno Pedagógico, v. 10, n. 1, p. 9-24, 2013.

FANICA, J. F. C. Potencialidades das redes sociais na promoção de ativismo fundamentado sobre problemáticas sociais de base científica e tecnológica. 2017. 349 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2017.

GALVÃO, C.; REIS, P.; FREIRE, S. A discussão de controvérsias sociocientíficas na formação de professores. Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 505-522, 2011.

PÉREZ, D. G.; MONTORO, I. F.; ALIS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

HILÁRIO, T.; REIS, P. R. Potencialidades e limitações de sessões de discussão de controvérsias sociocientíficas como contributos para a literacia científica. Revista de Estudos Universitários, v. 35, n. 2, p. 167-183, 2009.

HOLBROOK, J.; RANNIKMAE, M. The meaning of Scientific Literacy. International Journal of Environmental & Science Education, v. 4, n. 3, p. 275-288, 2009.

HURD, P. Scientific literacy: new minds for a changing world. Science Education, v. 82, n. 3, p. 407-416, 1998.

KOLSTO, S. D. Scientific Literacy for Citizenship: Tools for Dealing with the Science Dimension of Controversial Socioscientific Issues. Science Education, v. 85, p. 291-310, 2001.

KARISAN, D.; ZEIDLER, D. L. Contextualization of Nature of Science within the Socioscientific Issues Framework: A Review of Research. International Journal of Education in Mathematics, Science and Technology, v. 5, n. 2, p. 139-152, 2017.

KRUPCZAK, C.; AIRES, J. A. Natureza da ciência: o que os pesquisadores brasileiros discutem? Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 14, n. 32, p. 19-32, 2018.

KRUPCZAK, C.; AIRES, J. A. Controvérsias sociocientíficas: uma análise da produção acadêmica brasileira. Vidya, v. 39, p. 277-299, 2019.

KRUPCZAK, C.; LORENZETTI, L.; AIRES, J. A. Controvérsias sociocientíficas como forma de promover os eixos da alfabetização científica. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 1, p. 1-20, 2020.

LEDERMAN, N. G.; ANTINK, A.; BARTOS, S. Nature of science, scientific inquiry, and socio-scientific issues arising from genetics: A pathway to developing a scientifically literate citizenry. Science & Education, v. 23, n. 2, p. 285-302, 2014.

LEITE, R. F.; RODRIGUES, M. A. Aspectos sociocientíficos e a questão ambiental: uma dimensão da alfabetização científica na formação de professores de química. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 3, p. 38-53, 2018.

LOPES, W. Z.; GARCIA, R. N. Abordagem dos temas alfabetização científica (AC) e ciência, tecnologia, sociedade (CTS). Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 5, n. 14, p. 283-301, 2019.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E.P.U, 2013.

MARTINS, M. R. Ensino Explicito e Integrado de Natureza da Ciência e Argumentação em um Contexto Sociocientífico para Estudos de Química do Ensino Médio. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

MARQUES, A. R. L. As potencialidades de uma abordagem interdisciplinar entre as ciências naturais e as tecnologias de informação e comunicação no desenvolvimento de um projeto de ativismo ambiental. 2013. 209 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia) - Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2013.

MOURA, B. A. O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 32-46, jan/jun 2014.

PRAIA, J.; PÉREZ, D. G.; VILCHES, A. O papel da natureza da Ciência na educação para a cidadania. Ciência & Educação, v. 13, n. 2, p. 141-156, 2007.

REIS, P. Acción socio-política sobre cuestiones socio-científicas: reconstruyendo la formación docente y el currículo. Uni-pluri/versidad, v. 14, n. 2, p. 16-26, 2014.

REIS, P. R. Ciência e Controvérsia. Revista de Estudos Universitários, v. 35, n. 2, p. 9-15, 2009.

REIS, P. A Promoção do Pensamento através da Discussão dos Novos Avanços na Área da Biotecnologia e da Genética. 1997. 202 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Lisboa, Departamento de Educação da Faculdade de Ciências, Lisboa, 1997.

REIS, P. G. R.; TINOCA, L. A. F. A avaliação do impacto do projeto “We Act” nas percepções dos alunos acerca das suas competências de ação sociopolítica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, p. 214-231, 2018. Disponível em: https://periodicos. utfpr.edu.br/rbect/article/view/8435.

ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Programme for International Student Assessment (PISA) results from PISA 2018 – Portugal. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/publications/PISA2018_CN_PRT.pdf. Acesso em: 7 abril 2020a.

ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Programme for International Student Assessment (PISA) results from PISA 2018 – Brasil. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/publications/PISA2018_CN_BRA.pdf. Acesso em: 7 abril 2020b.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006.

SADLER, T. D. Informal reasoning regarding socioscientific issues: a critical review of research. Journal of Research in Science Teaching, v. 41, n. 5, p. 513-536, 2004.

SADLER, T. D.; ZEIDLER, D. L. The morality of socioscientific issues: construal and resolution of genetic engineering dilemmas. Science Education, v. 88, n. 1, p. 4-27, 2004.

SANTOS, D. C.; TERESKI, L.; SOARES, D. P.; MARQUES, F. A.; AIRES, J. Experimentação problematizadora: análise de uma proposta para formação continuada de professores da educação básica. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, v. 4, n. 1, p. 81-100, 2020.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. de; Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011.

SCHEID, N. M. J.; REIS, P. As tecnologias da informação e da comunicação e a promoção da discussão e ação sociopolítica em aulas de Ciências naturais em contexto português. Ciência & Educação, v. 22, n. 1, p. 129-144, 2016.

ZEIDLER, D. L.; NICHOLS, B. H. Socioscientific issues: theory and practice. Journal of Elementary Science Education, v. 21, n. 2, p. 49-58, 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i37.8584

Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License