Cabeçalho da página

Aprimoramento da argumentação por meio de atividades experimentais com abordagem sociocultural no ensino de corrosão

Natália de Paiva Diniz, Denis Felipe de Barros, Alice Assis

Resumo

Esta pesquisa analisa a interação entre os alunos e entre o professor e os alunos, mediante a aplicação de uma sequência didática pautada em atividades experimentais sobre o tema corrosão, com o intuito de verificar de que forma essa interação entre os sujeitos contribui para o aprimoramento dos argumentos dos alunos com relação aos conceitos abordados. Os instrumentos de análise foram constituídos pelas transcrições das videogravações das aulas, pelas respostas dos grupos de alunos às questões associadas aos experimentos realizados no decorrer das aulas, e pelas respostas das duplas de alunos às questões da atividade avaliativa realizada ao final do processo. Os resultados da análise mostraram que tal interação possibilitou um espaço de diálogo em que os alunos participaram ativamente, culminando em um aprimoramento da sua argumentação..


Palavras-chave

ensino de química; argumentação; experimentação


Texto completo:

PDF

Referências


ASSIS, A. Leitura, argumentação e ensino de Física: análise da utilização de um texto paradidático em sala de aula. 2005. 286f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência, Área de Concentração: Ensino de Ciências) – Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2005.

BOGDAN; R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução: ALVAREZ, M. J.; SANTOS, S. B.; BAPTISTA, T. M. Porto Editora, 1991.

BOULTER, C. J.; GILBERT, J. K. Argument and science education. In: COSTELLO, P. J. M.; MITCHELL, S. (eds.). Competing and consensual voices: the theory and pratice of argument. Clevedon: Multilingual Matters LTD, 1995. p. 84-98.

CAMPOS, L. C.; ARAÚJO, M. S. T. Tensões conceituais e procedimentais nos discursos dos alunos durante atividades experimentais de física. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 3, p. 223-242, 2019.

COMPIANI, M. As Geociências no Ensino Fundamental: um estudo de caso sobre o tema “A formação do Universo”. 216f. 1996. Tese (Doutorado em Educação, Área de Concentração: Metodologia do Ensino) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996.

GALIAZZI, G., M. D. C., ROCHA, J. M. B.; SCHMITZ, L. C.; SOUZA, M.L.; GIESTA, S.; GONÇALVES, F. P. Objetivos das atividades experimentais no ensino médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de ciências. Ciência & Educação (Bauru), v. 7, n. 2, p. 249-263, 2001.

GENTIL, V.; Corrosão. LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora: Rio de Janeiro, 2007.

GONÇALVES, F. P.; GALIAZZI, M. C. A Natureza das Atividades Experimentais no Ensino de Ciências: um Programa de Pesquisa Educativa nos Cursos de Licenciatura. In: MORAES, R.;

MANCUSO, R. (orgs.). Educação em Ciências: produção de Currículos e Formação de Professores. 2ª ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.

HODSON, D. Hacia un enfoque más crítico del trabajo de laboratório. Enseñanza de las ciências, n. 12, v. 3, p. 299-313, 1994.

LEAL, R. R.; SCHETINGER, M. R. C.; PEDROSO, G. B. Experimentação Investigativa em Eletroquímica e Argumentação no Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 6, p. 142-162, 2019.

MONTEIRO, M. A. A.; TEIXEIRA, O. P. B. Uma análise das interações dialógicas em aulas de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, v. 09, n. 03, p. 243-263, 2004.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C.; RAMOS, M. G. Pesquisa em sala de aula: fundamentos e pressupostos. In: MORAES, R.; LIMA, V. M. R. (orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, p. 9-23, 2002.

OLIVEIRA, J. R. S. A Perspectiva Sócio-histórica de Vygotsky e suas Relações com a Prática da Experimentação no Ensino de Química. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 3, n. 3, p. 25-45, 2010.

OLIVEIRA, J. R. S. Contribuições e abordagens das atividades experimentais no ensino de ciências: reunindo elementos para a prática docente. Acta Scientiae, v. 12, n. 01, p. 139-153, 2010.

VIEIRA, R. D.; NASCIMENTO, S. S. Uma proposta de critérios marcadores para identificação de situações argumentativas em salas de aulas de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, n. 1, p. 81-102, 2009.

VYGOTSKY, L. S. A construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.




DOI: http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v16i37.8835

Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Creative Commons License