EDITAL 001/2021

MARGENS: REVISTA INTERDISCIPLINAR

 

EDITAL DE RECEBIMENTO DE PROPOSTA DE DOSSIÊ TEMÁTICO

 

A MARGENS: Revista Interdisciplinar (ISSN-1982-5374), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI), do Campus Universitário de Abaetetuba/Baixo Tocantins, torna pública a seleção de propostas de Dossiê Temático, com o objetivo de fomentar a publicação qualificada de artigos científicos de autoria de pesquisadores de instituições nacionais ou internacionais. A publicação do Dossiê Temático na MARGENS: Revista Interdisciplinar tem em vista o fortalecimento das relações, nacionais e internacionais de pesquisadores e grupos de pesquisa cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa da Plataforma Lattes/CNPq.

 

1.  DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1.  As propostas de Dossiê Temático devem ser submetidas no sistema eletrônico da MARGENS: Revista Interdisciplinar, vinculada ao portal de periódicos da UFPA, no sítio eletrônico: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens, com o uso de login e senha pessoal.

1.1.1   Para quem não possui cadastro no portal de periódicos da UFPA, será necessário realizá-lo, por meio do enderenço eletrônico da MARGENS: Revista Interdisciplinar, disponível em: http://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/user/register.

1.1.2   Ao acessar o site da revista com login e senha, deverá Iniciar Nova Submissão. Na página Nova Submissão, escolhendo a Seção: Proposta de Dossiê Edital 01/2021.

1.2.  Os Dossiês Temáticos aprovados para publicação, terão chamadas abertas e os artigos deverão ser submetidos individualmente por seus autores, para serem avaliados por pares às cegas e percorrer todos os tramites de publicação da revista.

1.3.  Serão aceitas propostas de Dossiê Temático, com artigos escritos em português, espanhol e inglês.

1.4.  Serão contempladas as propostas de Dossiê Temático, que melhor se adequem aos interesses editoriais da revista. Os Dossiês Temáticos serão publicados em 2021 e 2022, seguindo a ordem de lançamento das chamadas abertas e a submissão dos originais pelos seus autores.

 

2.  PÚBLICO ALVO

2.1.  A proposta apresentada a este edital, destinada à publicação em grupo de artigos científicos, que tenha como organizadores pesquisadores de instituições nacionais e internacionais (preferencialmente vinculados à UFPA), integrante de Grupo de Pesquisa cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq.

2.1.1   Serão admitidos até três (3) organizadores com título de doutor, vinculados a instituições de unidades diferentes da federação, podendo ser de países diferentes. Serão valorizadas as articulações internacionais entre os organizadores.

 

3.  CALENDÁRIO

3.1.  Lançamento do Edital: 05 de fevereiro de 2021.

3.2.  Submissão de propostas até 05 de maio de 2021.

3.3.  Avaliação das propostas aprovadas até 25 de maio de 2021.

3.4.  Resultado Final 26 de maio de 2021.

 

4.  REQUISITOS

4.1.  O Dossiê Temático a ser publicado por este edital, deve ser organizado por 3 pesquisadores. Sendo necessário o título de doutor e ser coordenador ou participante de grupo de pesquisa cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, certificado por instituição brasileira.

4.2.  O Dossiê Temático deverá conter entre 7 (sete) e 10 (dez) artigos científicos com contribuições relevantes para o escopo das pesquisas na área atuação dos proponentes. No momento da submissão o organizador deverá apresentar o resumo do Dossiê Temático com até 500 palavras.

4.2.1. Durante a submissão será solicitado a inclusão de um documento contendo: a) um sumário com os títulos dos trabalhos e um resumo dos artigos com até 200 palavras referente a cada artigo; b) uma apresentação dos autores, contendo titulação, filiação institucional, áreas de atuação e interesses de pesquisa; c) link da página do cadastro do grupo de pesquisa cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq e certificado por instituição brasileira.

4.2.2. O Dossiê Temático deverá ter entre 1 e 3 artigos científicos de autoria ou coautoria de pesquisadores vinculados à UFPA.

4.3.  As propostas de Dossiê Temático devem respeitar Foco e Escopo da revista (https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/about/editorialPolicies#focusAndScope)

 

5.  DAS OBRIGAÇÕES

5.1.  Após a aprovação da proposta, os organizadores se comprometem a figurar como avaliadores Ad Hoc de sua área de atuação por um prazo mínimo de 2 anos.

5.2.  Os organizadores precisam estar disponíveis para avaliar artigos científicos, referentes ao seu Dossiê Temático, submetidos eletronicamente à revista, por conta da abertura de chamada de trabalhos para o Dossiê Temático, por eles organizados.

5.3.  Após o lançamento da chamada pública, do referido Dossiê Temático, os organizadores terão um prazo de 120 dias para finalizar a avaliação às cegas do Dossiê Temático, fruto de sua organização, para serem disponibilizados na Plataforma da MARGENS: Revista Interdisciplinar.

 

6.  ENCAMINHAMENTO DAS PROPOSTAS

6.1.  A solicitação de proposta de Dossiê Temático deve ser submetida no sistema da revista: http://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens.

 

7.  AVALIAÇÃO DAS SOLICITAÇÕES

7.1.  As propostas serão avaliadas pelo Comitê Científico da MARGENS: Revista Interdisciplinar, observando-se o atendimento dos requisitos do Edital e a apresentação dos documentos exigidos.

7.2.  Serão critérios de avaliação, a titulação dos autores e co-autores, a diversidade institucional e geográfica dos autores, a inserção nacional e internacional das pesquisas propostas, a atualidade, relevância e abrangência das propostas. Serão valorizadas propostas de caráter interdisciplinar, com diversidade de áreas científicas dos autores e das línguas dos artigos.

7.3.  O resultado do julgamento será informado aos interessados por meio de mensagem eletrônica e divulgação publica do resultado do edital no site do PPGCITI.

 

8.  PUBLICAÇÃO DOS DOSSIÊS

8.1.  As propostas aprovadas, terão seus Dossiês Temáticos publicados em até 120 dias após a divulgação da chamada pública do Dossiê Temático.

8.2.  Todos os artigos do Dossiê Temático serão avaliados por pares às cegas e seguiram as normas de publicação da revista.

 

9.  DISPOSIÇÕES FINAIS

9.3. Caberá aos editores da MARGENS: Revista Interdisciplinar, decidir sobre questões não previstas neste Edital.

 

10.  INFORMAÇÕES ADICIONAIS

10.1.  Informações e esclarecimentos sobre o Edital poderão ser obtidos por e-mail, junto à editoria da revista e da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI), do Campus Universitário de Abaetetuba, pelo e-mail: ppgciti@ufpa.br ou  revistamargens@ufpa.br.

Abaetetuba-PA, 05 de fevereiro de 2021