Revista Interdisciplinar Margens

Esta chamada está vinculada ao projeto MEInstruAÇÃO: enredando o Caleidoscópio no debate sobre as relações entre discurso, pobreza menstrual, meio ambiente e ciência em escolas de Ensino Médio no Brasil (CNPq), coordenado por Maria Carmen Aires Gomes, sediado no Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) e no INCT Caleidoscópio, da Universidade de Brasília (UnB).

Nosso objetivo é reunir artigos que abordem a educação menstrual sob uma perspectiva interseccional, compreendendo que a menstruação ultrapassa uma condição meramente biológica. Para fundamentar essa abordagem, partimos do conceito de menstruação elaborado por Carolina Ramírez, psicóloga, educadora menstrual e ativista:

Sangramento periódico experimentado por pessoas nascidas com útero, como resultado da ovulação e o consequente descolamento do tecido endometrial como sinal de vitalidade e renovação do ciclo ovulatório. A menstruação se configura como uma experiência humana biopsicossocial atravessada por aspectos territoriais e interesses políticos e econômicos. (Ramírez, 2025)

A partir dessa concepção, este dossiê busca fomentar debates acadêmicos e sociais que contemplem os aspectos territoriais da menstruação e do falar sobre menstruação, assim como suas conexões com a justiça socioambiental, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o conceito de justiça menstrual — entendido como um conjunto de demandas que ultrapassa a simples distribuição de tecnologias menstruais. Falar em justiça menstrual é considerar os direitos humanos, a saúde pública e a justiça social, reconhecendo que a experiência de menstruar é atravessada por desigualdades estruturais de gênero, raça, classe, território e identidade de gênero (Kohen; Rohatsch, 2021).

Receberemos textos que abordem o corpo-território menstruante, com base em experiências pedagógicas em diferentes regiões do Brasil e no Sul Global, assim como ensaios teóricos e relatos de pesquisa-ação comprometidos com práticas educativas emancipadoras e transformadoras.

 

Organizadoras:

 Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa (UFPA/PPGCITE)

Thayane Silva Campos (UFRN/PPGL/UnB)

Maria Carmen Gomes Aires (CEAM/UnB)


Referências:

KOHEN, M.; ROHATSCH, M. Un camino hacia la justicia menstrual. In Revista Límbica Vol. II Núm. 2 (2021) ISSN 2718-7241. 2021, p. 37.

RAMÍREZ, C. 23. Menstruación. In: REA, A.; RAMIREZ, C. Marco Conceptual para la salud y la educación menstrual emancipadora: una propuesta desde latinoamérica, Medellín: Escuela de Educación Menstrual Emancipadas, 2025, p.